Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Novo colunista do site ACESSIBILIDADE TOTAL.


Foi com grata satisfação que depois de enviar um texto para o site paulista ACESSIBILIDADE TOTAL, recebi um e-mail do Jorge Eduardo Teixeira Filho – Diretor Administrativo e Comercial deste, elogiando o texto que lhe enviara e concomitantemente pedindo autorização para publicá-lo como contribuição minha ao site. Fiquei muito feliz e imediatamente entrei em contato com ele autorizando a publicação e expondo minha satisfação pelo reconhecimento do mesmo e também minha disposição em abraçar essa causa.

No dia seguinte ao ver os meus e-mails observei que havia uma correspondência do Jorge e ao abrir fui surpreendido com um convite dele me perguntando se eu gostaria de participar como um colunista fixo do site, em virtude da minha boa escrita e desenvoltura com os textos, na hora mal acreditei, mas logo depois respondi ao e-mail aceitando o convite e demonstrando minha satisfação em fazer parte desse time de pessoas tão preocupadas com a igualdade do direito para todos.


E ontem foi o lançamento da minha coluna, onde publiquei meu primeiro post.Trata-se de um texto de apresentação e receptividade aos leitores, mas muito em breve estarei postando novos conteúdos em prol da acessibilidade.


Minha coluna será atualizada todas ás Quartas-feiras na parte da tarde e espero contar com a participação da galera aqui do blog também lá no ACESSIBILIDADE TOTAL, desde já fica o meu convite e agradecimento á todos que puderem colaborar com mais essa iniciativa.

Um abraço: Wellignton Lucena

((•)) Ouça esse post

terça-feira, 26 de julho de 2011

Alimentação balanceada: vital importância para cadeirantes.




Há um tempinho que estou devendo esse post ao meu fisioterapeuta Ronaldo, e vez por outra ele pergunta se já o fiz, é que quando iniciei meu tratamento com ele eu dizia que a minha família não estava muito preocupada em que eu voltasse logo a andar, a preocupação maior deles era mesmo que eu voltasse logo a engordar, e o Ronaldo achava muita graça disso e que eu deveria contar essa situação cômica aqui no blog, pois bem, e aí vai...

...Logo que cheguei do hospital, depois de mais de dois meses internado, voltei bem magrinho (ninguém merece comida de hospital), as pessoas quando vinham me visitar  ficavam sempre batendo na mesma tecla (nossa como você emagreceu !), minha família então, nem se fala, não queriam saber de mais nada em relação ao meu estado de saúde, a única e maior preocupação deles na época era exclusivamente, me fazer ganhar peso (em grande escala e no menor tempo possível), daí era comida a todo tempo e ao tempo todo, e eu inocentemente, fazia o que? Comia!

Era café da manhã, lanche, almoço, lanche, jantar, lanche..........tudo muito calórico, com muito açúcar e muita gordura. No primeiros meses cheguei a aumentar uns 10 k e quando fui despertar pra esse exagero á curto prazo já era tarde, e aí tive que ter um acompanhamento de um nutricionista pra regularizar a coisa e até hoje vivo numa constante dieta.
Muita gente não se importa com isso, mas a alimentação de um cadeirante deve ser diferenciada.

Em primeiro lugar, para manter o peso, pois na cadeira de rodas, com limitações de movimento, corre-se um grande risco de engordar em pouco tempo, dificultando as transferências, deambulação com órteses, ajustes na cadeira de rodas e outros. De minha experiência pessoal, digo que reduzi a quantidade da minha alimentação pela metade do que comia antes.

Em segundo lugar para manter o funcionamento do corpo, pode aumentar a ingestão de determinados tipos de alimentos, afim de ajudar no funcionamento dos intestinos, evitar infecções urinárias e deixar a pele e os músculos mais resistentes, diminuindo a chance de desenvolver úlceras por pressão.

Portanto lembre-se: a alimentação está diretamente ligada à saúde e como já dizia Ludwig Feuerbach “O Homem é aquilo que ele come”.

- Alimentação Balanceada
A dieta deverá ser balanceada, composta por diferentes tipos e grupos de alimentos da pirâmide. Conforme a necessidade, uma pessoa deverá ingerir maior ou menor quantidade de alimentos de determinados grupos.
Importante: em qualquer tipo de dieta, a ingestão de líquidos deverá ser elevada, em média  2 litros/dia, afim de evitar infecções urinárias. A ingestão só deverá ser diminuída por determinação de médico especialista.

- Grupos Alimentares Energéticos - Os alimentos energéticos são compostos por carboidratos, que fornecem energia para o corpo realizar diversas atividades, principalmente as físicas como andar, tocar cadeira de rodas, deambular com órteses, fazer exercícios de fortalecimento, esportes diversos e outros.
Principais fontes:
Cereais: arroz, milho, trigo, outros
Tubérculos e Raízes: batata, mandioca, inhame, outros
Diversos: pães, massas, biscoitos, outros

- Reguladores - Os alimentos reguladores, têm como nutrientes, as vitaminas e os minerais. Tais alimentos conservam e fortalecem o sistema imunológico, regulam a digestão, a circulação sanguínea e proporcionam o bom funcionamento dos intestinos, pois são ricos em fibras.
Principais fontes:
Verduras: alface, escarola, agrião, couve, outros
Legumes: abobrinha, xuxu, cenoura, pepino, outros
Frutas: mamão, laranja, abacaxi, melão, tomate, abacate, outros
Obs.: alguns cereais, podem ajudar no bom funcionamento dos intestinos

- Construtores - Os alimentos construtores são compostos pelas proteínas, responsáveis pela formação e renovação dos tecidos do corpo, como a pele, os músculos, ossos e outros.
Principais fontes:
Carnes vermelhas: bovinos, suínos, etc
Carne branca: aves, peixes, ovos, outros
Leite e derivados: queijos, iogurte, outros
Leguminosas: feijão, fava, lentilha, grão de bico, outros

- Energéticos extra - Estes alimentos deverão ser consumidos moderadamente. São compostos por gorduras e açúcares simples.
Principais fontes:
Gorduras: óleos, azeites, manteiga, outros
Sacarose: açúcar de mesa
Mel

Alguns exemplos de dietas:
Dieta hipocalórica (para perder peso) - Aumentar a dose de alimentos reguladores; diminuir a dose dos alimentos energéticos, construtores e energéticos extra.
Dieta hipercalórica (para ganhar peso) - Aumentar a dose dos alimentos energéticos; manter a dose dos reguladores, construtores e energéticos extra.
Dieta laxativa (para melhorar e/ou aumentar o funcionamento dos intestinos) - Aumentar a dose de alimentos reguladores; aumentar a ingestão de líquidos.
Dieta constipante (para "prender" o intestino) - Diminuir a dose de alimentos reguladores; manter a dose dos alimentos energéticos, construtores e energéticos extra.
Dieta rica em proteínas (para evitar ou ajudar na cicatrização de úlceras por pressão) - Aumentar a dose dos alimentos construtores; manter a dose dos demais grupos.

((•)) Ouça esse post

domingo, 24 de julho de 2011

Resultado da enquete.




Ontem fez um mês que se inicio aqui no Blog uma enquete pra escolhermos o nome que melhor denominasse o nosso mascote cadeirante, e hoje com o fim desta, fomos contabilizar os votos para fazer o batizado do nosso amiguinho. Como minha veia artística é muito aguçada e não estava satisfeito apenas com o desenho do nosso mascote, resolvi então desenvolvê-lo de modo que pudessemos tocar e sentir as suas formas,  assim sendo o criei também em EVA 3D com direito á cadeira de rodas e tudo mais.

 


Mas vamos ao que interessa............e o resultado da enquete ficou assim:


Colocação

Nome sugurido

Percentual de Votos


Wey

62%


Etinho

25%


Leto

12%










E com 62% dos votos  o nome do nosso mascote é...


Obrigado a todos pela participação, e é isso aí, daqui por diante o nosso amiguinho será apresentado ao mundo pelo seu nome: Wey.

((•)) Ouça esse post

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Animação mostra as consequências ortopédicas de uma queda .

Esse vídeo é de 2009, mas eu  só vi hoje e achei fantástico.Acredito que muitos de vocês também não tenham visto ainda.
Ao invés de editar e colocar junto à todos os vídeos das apresentações aos clientes para o encontro anual da Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos (American Academy of Orthopaedic Surgeons – AAOS), a organização decidiu que seria mais divertido criar uma animação com um personagem, fazendo-o cair de uma escada, quebrando praticamente todos os ossos do corpo dele para só então finalmente consertá-lo usando todas as incríveis tecnologias que seriam apresentadas naquele encontro. 

E ficou SUR-PRE-EN-DEN-TE ......

..... Eu não sei se vai acontecer com vocês, mas em mim causou uma tremenda catarse.....talvez por eu ter uns parafusos na coluna,  não sei..... só depois que vocês assistirem é que vão entender. .........Há e não esqueçam de  comentar, espero anciosamente pelo realato das suas sensações.


((•)) Ouça esse post

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Homenagem ao Dia do Amigo.

Pra quem não sabe essa data foi criada pelo argentino Enrique Ernesto Febbraro. Com a chegada do homem à lua, em 20 de julho de 1969, ele enviou cerca de quatro mil cartas para diversos países em seus respectivos idiomas com o intuito de instituir o Dia do Amigo. Febbraro considerava a chegada do homem a lua "um feito que demonstra que se o homem se unir com seus semelhantes, não há objetivos impossíveis".
Aos poucos a data foi sendo adotada em outros países e hoje, em quase todo o mundo, o dia 20 de julho é o Dia do Amigo, é quando as pessoas trocam presentes, se abraçam e declaram sua amizade umas as outras, na teoria.

Portanto, beije e abrace, festeje e curta seus amigos! 
Pois, saber fazer e conservar amigos é um dom.

E em homenagem  a este dia o BLOG WELLINGTON LUCENA quer dividir com todos uma das melhores histórias de Maurício de Souza.
 

















  ((•)) Ouça esse post

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Campanhas com propagandas criativas – Use o cinto de segurança.

Em meio ás minhas pesquisas na net volta e meia me deparo com imagens de propagandas super criativas, mas tem algumas que são muito bem feitas e realmente atingem em cheio o seu propósito. 
Essa imagem que vemos logo abaixo é uma delas e faz menção ao quanto é importante a utilização do cinto de segurança para a sua coluna vertebral.


O pessoal de Marketing realmente teve criatividade e está de parabéns! Pena que eu não sei de onde é a propaganda, mas se alguém souber por favor avise nos comentários.

((•)) Ouça esse post

sábado, 16 de julho de 2011

Isenção de impostos sobre cadeira de rodas.



    Semana passada um dos meus amigos me trouxe um catálo de produtos ortopédicos de uma loja que fôra inaugurada recentemente em João Pessoa e vendo  todos aqueles ítens fiquei a me questinar o porquê do preço dos produtos para as pessoas com deficiência serem na maioria das vezes tão caros, inclusive na ocasião comentei com esse meu amigo que o governo deveria isentar estes produtos de impostos.  
     Hoje, pesquisando na internet, li no blog Mão na Roda que as cadeiras de rodas já são livres destes pesados tributos.
    Todos os impostos que incidem sobre as cadeiras fabricadas no Brasil (IPI, ICMS, PIS e COFINS) foram zerados. E se a cadeira for importada, só é necessário pagar o II (imposto de importação), que é de 12% para cadeiras manuais e 2% para cadeiras motorizadas. Uma pena que mesmo assim os preços continuam salgados.
    Abaixo está uma tabela mostrando cada imposto, sua alíquota e também um link com mais informações sobre as alíquotas/isenções.
   As isenções são também para aparelhos ortopédicos, próteses e até almofadas antiescaras. Agora só falta o governo oferecer boas cadeiras pelo SUS.

Impostos incidentes, no Brasil, sobre cadeiras de rodas

Imposto
Alíquota
Mais informações
IPI
0%
ICMS
0%
PIS
0%
COFINS
0%
II
(cadeira manual)
12%
II
(cadeira motorizada)
2%

   Que o governo faça mais leis como está, que realmente beneficia quem precisa.


((•)) Ouça esse post

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Possível 'substituta' da cadeira de rodas

Vez ou outra aparecem 'soluções' mais modernas ou eficientes do que a velha cadeira de rodas. A empresa Exmovere lançou mais um aparato que promete melhorar a qualidade de vida dos cadeirantes, amputados ou pessoas com dificuldade de locomoção.

O veículo elétrico, chamado de 'Chariot' (traduzindo - carruagem) é uma espécie de Segway (aqueles patinetes elétricos de rodas paralelas) adaptado ao corpo do usuário, que 'veste' o aparelho ficando com as mãos livres para executar tarefas diversas. Ele é controlado por sensores que detectam suaves mudanças de pressão do corpo e interpretam a direção e velocidade desejadas. Atinge até 20 km/h e não demanda muito esforço ou treinamento para controlá-lo.

A grande vantagem em relação a cadeira de rodas é poder conversar com os 'andantes' no mesmo nível e alcançar lugares mais altos. Entre as desvantagens, estão a de não permiteir ao usuário sentar sem tirá-lo (mas já estão desenvolvendo um que poderá), não sobir escadas e ainda demandar um piso liso e sem buracos (ligeiramente longe da nossa realidade). E também não é a coisa mais simples do mundo para 'vestir', um cadeirante sozinho então, nem pensar.

Sem contar que ainda é protótipo, e até ser fabricado, ou melhor, até ser acessível, vão -se aí uns dez anos. Mas paciência é uma virtude...

 


((•)) Ouça esse post

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Quem não gosta de um desconto ?



Imagine agora se esse desconto for no IPTU, que sempre chega junto com o IPVA, material escolar, renovação de seguro…
Agora imagine se esse desconto além de beneficiar você, beneficiasse outras pessoas que também pagam os mesmos impostos, mas não conseguem ter acesso aos mesmos lugares.
Foi baseado nesse ideal que o vereador de João Pessoa, Bira Pereira (PSB) apresentou junto a Câmara Municipal de Vereadores, um projeto de lei indicativo que geraria até 10% de desconto no IPTU aos imóveis que se adequarem as normas de acessibilidade urbana, tais como: rampas de acesso, guias, piso tátil, alargamento de portas, etc …
Agora fica a dica não só para todos os parlamentares desse país, como especialmente para os parlamentares da minha cidade: Guarabira.
Podemos ter uma país acessível?  Sim, é possível. Basta vontade política.

((•)) Ouça esse post

domingo, 10 de julho de 2011

Acessibilidade na mídia


Hoje vendo um post do  adolescente colunista Rafael Almeida no site Acessibilidade Total, achei super bacana e resolvi divulgar aqui também. Fala sobre a série de televisão americana “Glee” - recentemente exibida na Rede Globo nas manhãs de sábado - se tornou muito popular entre nós, jovens, e é assunto para todos os tipos de conversa. A série é um musical, mas trata de assuntos muito polêmicos como bullying, homossexualidade e acessibilidade.
Falando do último tópico, que mais nos interessa, nos deparamos com Artie, um adolescente que passa tempos difíceis em sua cadeira de rodas. Interpretado por Kevin McHale (esse da foto acima), o personagem (que faz parte do elenco principal) mostra um lado diferente do que é tratado nos dias de hoje na televisão no que diz respeito à acessibilidade. Na série, não é mostrado uma realidade utópica, em que todos são felizes e esperam superar o assunto. O personagem sofre bullying (assim como outros) e apresenta dificuldades para ir a lugares (como locais de suas apresentações) que se desdobram ao decorrer do drama da série.
Obviamente o seriado tem o seu quê de sensacionalismo, mas nele é mostrado como um jovem que, ao sofrer um acidente, ficou preso a cadeira de rodas e vive as dificuldades em seu colegial. Além disso, é mostrada em alguns episódios a vontade de Artie de descobrir se há uma maneira que o tire daquela situação.
O ator não é cadeirante, mas afirma que desde o início sabia que seu personagem seria um, e não teve muito tempo para se preparar para isso. Em uma de suas entrevistas Kevin conta que a cada episódio ele aprende algo de novo com a cadeira, e diz que atuar e dançar em uma cadeira de rodas é muito difícil, mas para ele já é normal.
Com isso, vemos que cada vez mais a mídia procura tratar de temas como esse, com o objetivo de “incluir” esse assunto entre as pessoas e as relações sociais para que todos possam encarar a situação com normalidade e de maneira positiva.
Eu não acompanho nada brasileiro que trate desse assunto, mas e vocês, como vêem a acessibilidade na televisão? Comentem!



((•)) Ouça esse post

sábado, 9 de julho de 2011

Posando para foto da placa.

Depois do meu acidente tive que concluir o meu curso á distancia e já há um tempinho que não ia á UEPB e essa semana depois de meses ausente, eis que o bom filho a casa torna. Reencontrei todos os meus amigos do curso de uma só vez, mas não foi um  reencontro qualquer, uma casualidade, todos havíamos combinado e confirmado por e-mail de nos encontrarmos no dia, hora e local previstos. O motivo? Fazer o registro de um momento que deverá ficar fixado em nossas lembranças (aliás, não só nas lembranças como também numa parede da UEPB), fomos posar para foto da placa.
Havia sido avisado a respeito da indumentária masculina a ser usada nesse encontro e assim providenciei. Chegando lá fui logo recebido pelos meninos da turma (olha eles aí na foto abaixo), que me deram uma mãozinha pra subir a rampa de acesso pra o meu bloco.


  Ao chegar à sala fui recepcionado de forma calorosa, todos queriam me abraçar, tirar fotos e/ou demonstrar de alguma forma o quanto estavam felizes com a minha presença, foi a maior agitação...


...e quando finalmente sossegaram fui informado que outrora houvera uma preferência para escolher o homenageado da turma (item que deverá  constar na placa) e que por unânime escolha este homenageado seria... 


 Fiquei perplexo mediante ao desígnio do pessoal e  concomitantemente lisonjeado em receber tamanho  carinho e reconhecimento dos meus queridos amigos. Não tive nem palavras suficientemente cabíveis à ocasião para agradecer o prestígio deles para comigo, no que mais, sei que a cada sorriso sincero, a cada abraço apertado e a cada aperto de mão por mim dado, deu pra transmitir o quanto cada um é importante para mim e que se eles estavam felizes em me homenagear eu estava ainda mais em ter sido por eles homenageado.

E como retribuição a este gesto tão significativo e ao mesmo tempo tão singelo, concluo deixando esta magnífica citação de Luis Batarda G.

"Agradeço imensamente sem esquecer o oportuno e benquisto gesto, o favor, o préstimo - a tábua de salvação me atirada. Não ousando discutir a qualidade da madeira daquela, gostaria contudo de não me sentir devedor de um barco inteiro quando me insinuam a lembrança."


((•)) Ouça esse post

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Nova conquista.

 Para realizarmos uma nova conquista é necessário antes de tudo ter força de vontade. Ter força de vontade significa sermos capazes de fazer o que devemos de forma intencional, vencendo as dificuldades e/ou os estados de ânimo. A força de vontade utiliza a motivação que temos para a ação, a ação é tanto mais orientada quanto mais disciplina for colocada na persecução do objetivo a alcançar.

Quando se tem uma lesão medular e se está limitado a algumas coisas, qualquer progresso, por mais simples que seja já é uma grande vitória, mas pra alcançá-las nos é requerido muita determinação e também força de vontade, pode ser uma coisa que para muitos é uma bobagem, como por exemplo, conseguir sentar-se sozinho na própria cama, mas para mim que só conseguia tal feito com a ajuda de terceiros foi uma tremenda conquista.

Hoje depois de muito treino com meu fisioterapeuta consegui, pela primeira vez, me sentar sozinho na cama, fiquei tão feliz que resolvi registrar o momento para assim eternizá-lo .

E como uma alegria dividida é alegria em dobro, não podia deixar de partilhar com vocês (ainda bem que existe celular com câmera para essas ocasiões), e sem mais palavras deixo o meu vídeo.



((•)) Ouça esse post

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Passando a noite na festa.

 
Meus amigos adoram dar uma festinha, mas tenho um em especial que gosta mesmo é de dar festão. É o caso do Pedro, ele é o tipo de pessoa que demonstra dedicação e bom gosto em tudo que faz, seja no seu consultório (como um bom médico), seja em casa (como bom filho) ou em qualquer outro lugar (como um bom amigo). E em suas festas não seria diferente, falo com propriedade, porque já participei de algumas e particularmente farei menção a que ele promoveu esse final de semana (em comemoração ás cinco décadas vividas).

Dessa vez ele conseguiu se superar e eu como nos anos anteriores estava lá presente (não bem da “mesma forma” como nos outros, mas estava). A festa foi realizada em João Pessoa, na Villa Cândido (um local, diga-se de passagem, até acessível, pois tirando um pequeno degrau da entrada o restante era todo regular) e contou com a presença da elite paraibana em seu hall, cheio de inovações com a ajuda de um outro amigo nosso (o Ronilson) foram prestadas algumas homenagens ao aniversariante, dentre estas destaco um arquivo confidencial ao qual também fiz uma distinta participação, a festa ainda contou com a animação da bateria de uma escola de samba com direito até a um desfile de alegorias carnavalescas, com passistas e tudo mais (me senti na própria Sapucaí).

A festa foi muito animada e os meus amigos e eu gostamos muito, tanto que só chegamos em casa no domingo ás seis da manhã (nem quando era andante costuma chegar tão tarde de uma farra), no que mais só tenho a agradecer  a Pedro pelo prazer de ter sido convidado a participar da comemoração de uma data tão especial e aos meus demais amigos por se prontificarem em compartilhar mais uma vez da minha companhia em mais uma “festinha”.

E pra comprovar tudo que falei, segue abaixo algumas fotos...

Hall de entrada

Eu e Pedro(o aniversariante)
Olha eu no telão onde foi exibido o arquivo confidêncial.

Turma de amigos com quem eu fui.

Carnavalescos

Sendo assediado
Olha só o bolo ao fundo, maior que eu.

Josy e eu.........só curtindo a festa.

Com Ronilson...........amigo.

                                                      
 
                                                Pra terminar............o jantar.                                                    
















((•)) Ouça esse post
▲ Topo