Pra gente que mora no interior nem sempre é possível sair aqui pela cidade pra fazer um programa diferente, algumas vezes por falta de opção, mas, na maioria das vezes também por falta de acessibilidade nos locais. O ideal pra cadeirante é ter um local acessível e com diversidade de recreação. E existe lugar melhor pra conter tudo isso que num shopping?
Por isso, esse final de semana, meus amigos e eu saímos da rotina e fomos passar o dia num shopping super acessível na capital - João Pessoa.
O Manaíra Shopping foi o nosso escolhido, primeiro por ser amplamente inclusivo e depois por ter diversas opções de entretenimento. Quando chegamos lá, passei logo do carro para uma das cadeiras de rodas motorizadas do shopping que ficam na portaria e estão sempre disponíveis para os clientes impossibilitados de locomoção. E olha só nesse vídeo abaixo, como que essas cadeiras são úteis...facilitam e muito a vida do cadeirante num local como esse.
Deu até pra tirar uma onda nessa cadeira,
pra cima e pra baixo........rsrsrs.
Depois, já de barriga cheia, fomos explorar o ambiente...
...olhar as vitrines, ver as novidades e lógico, também fazer umas comprinhas...
Em meio aos corredores, durante as compras, reencontrei um amigo de longas datas, o Azemar (esse á esquerda da foto abaixo), nós estudamos na mesma universidade, conversamos um pouco e relembramos algumas situações passadas, fiquei muito feliz em revê-lo e ainda mais em saber que hoje ele é professor do Departamento de História da UEPB, esse foi um grande sonho que ele conseguiu concretizar.
Mas, dando continuidade ao passeio, fui com os meninos visitar o Game Station.
Á convite do Felipe brincamos num game que tinha como objetivo acertar os inimigos 'atirando' neles...
...e até que foi divertido, mais do que eu imaginei. Ás vezes é bom fazer essas coisas inusitadas, isso faz despertar um pouco a criança que há dentro de cada um de nós.
Mas como tudo que é bom dura pouco, nossos créditos acabaram e logo partimos rumo a um novo entretenimento.
Dessa vez a pedida foi o CINEMA, e só o percurso da bilheteria até a sala já foi uma aventura em tanto. Primeiro tive que pegar um elevador até o segundo piso...
...depois tive que descer e subir de lá até a entrada da sala por um outro elevador específico para cadeirantes, dá uma olhadinha nesse vídeo abaixo que você vai entender melhor como que é esse acesso.
Já dentro da sala há um lugar reservado bem na primeira fila, com uma plataforma elevatória destinada á cadeirantes, vale salientar que é horrível ficar lá, porque é muito próximo da tela, como eu já sabia desse detalhe, o Sandro e o Felipe me deu uma mãozinha e me transferiram da cadeira de rodas pra outra cadeira normal, localizada nas fileiras mais acima.
Nos divertimos muito, assistindo AGAMENON O REPÓRTER, o longa em formato de falso documentário, conta a participação do personagem, colunista do jornal O Globo, em momentos marcantes da história brasileira e mundial. Da só uma olhadinha no trailer:
Recomendo, esse filme é uma excelente produção do cinema nacional.
Depois que terminou a seção, já era tarde e tivemos que voltar pra casa. Foi um dia muito prazeroso e no caminho de volta vinha refletindo junto com o Sandro e o Felipe: acho de fundamental importância essa questão da rotina para estabelecer bases de organização mental e de tarefas na vida diária, lembro que Gandhi quando era preso, assim que entrava no dia a dia do presídio ele estabelecia logo uma rotina, que impunha, leitura diária e meditação, para que a sua mente não ficasse solta, indisciplinada, porém ás vezes, sair totalmente da rotina mudar, modificar, é muito positivo. Termino esse post lembrando da seguinte frase:
Seja você mesmo, mas não seja sempre o mesmo!
VAMOS FAZER ISSO MAIS VEZES NÉ? DA PROXIMA EU QUERO ESTÁ JUNTO PARA COMERMOS AQUELA PIPOCA... COM COCA-COLA BEM GELADA...
ResponderExcluirXERÃO
Pois é amigo........e com certeza quero estar com você na próximo......um xero!
ExcluirPasseio Perfeito meu amigo!!!
ResponderExcluirSe soubesse que vc estava no Manaira tinha lhe acompanhado, pois estava tão perto!
Mas vlw fico feliz por vc!
Niel Felipe
Poxa Niel não sabia que você estava em JP, mas na próxima a gente combina, certamente será um prazer estar em sua cia.............um abraço!
ExcluirEeeeeeita, que coooisa bacana... :D goooostei. Faça isso mais vezes, alias é o que devemos fazer.
ResponderExcluirJaniele Souza
Obg Janiele Souza .... um abraço!
ExcluirÉ sempre bom poder sair da rotina... E espero que assim como o Shopping Manaira, outros lugares possam dar o mesmo exemplo de acessibilidade.
ResponderExcluirGrande abraço,
Raniery Trindade
É isso aí Raniery...............assim espero!
ExcluirUm abraço amigo......vlw!