Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 14 de julho de 2012

Colação de Grau UEPB - Campus III


A colação de grau é uma tradicional cerimônia acadêmica em que o estudante concluinte do ensino superior recebe oficialmente o direito de exercer sua profissão.


Quinta-feira, dia 12 de Julho de 2012, foi o meu dia de colar grau e com a minha família e os amigos participamos juntos desta solenidade.
Minha madrinha e acompanhante foi minha irmã Wberlânia, já que a minha mãe não gosta de se expor a essas formalidades.

  
Que grande emoção!...

 
Um sonho que exigiu vários anos de constante dedicação e estudo foi realizado com méritos, neste momento mágico de minha vida estar aqui escrevendo sobre essa merecida cerimônia é motivo de grande orgulho e superação para mim.

 
A tímida semente de outrora, hoje é uma árvore robusta com os primeiros frutos de vitória. Uma longa etapa foi concluída com muita garra e o futuro abre as portas para uma nova caminhada. Renovam-se as esperanças em meu coração. 


Entre sorrisos e lágrimas brilha uma grande e sublime felicidade.

 
Sei que passei momentos de tensão, períodos de dificuldades, horas e problemas que pareciam nunca passar. Mas estava ali, firme em meu propósito, perseverante e principalmente com muita fé em Deus que este dia ia chegar.


E chegou! Na cerimônia muitos alunos são graduados de uma só vez, porém apenas um é convidado pelo departamento para representar formalmente os demais, na oportunidade esse aluno fui eu!

 
Então fui receber das mãos do reitor o capelo (capelo é uma palavra de origem latina e que significa chapéu). Ele representa o poder temporal, fazendo uma analogia com o símbolo da coroa real.

Confere só como foi nesse vídeo abaixo:


Depois de graduado fui congratulado pelas autoridades que compunham a mesa e ovacionado por todos os demais presentes.



E depois quando penso que a honraria maior a mim concedida seria receber o capelo, eis que ao final da cerimônia sou mais uma vez convidado a aproximar-se para receber uma homenagem, essa que pra mim foi a maior da noite, pois fui enaltecido pelo exemplo e determinação em que apesar das dificuldades consegui demonstrar concluindo o meu curso na UEPB.

Confere só o registro desse momento no vídeo abaixo:


Tenho o orgulho de dizer que sou o primeiro aluno cadeirante do curso de Letras desse campus á receber o grau.



Aproveitando a conveniência deixo aqui o registro da citação do grande  Aristóteles que diz: "A Grandeza não está em receber honras, mas sim em merecê-las."
 É uma diferença muito significativa essa questão, altera todo um contexto no qual a sociedade com suas regras, pelas quais, cria títulos, muitas vezes com valores consideráveis e em grande parte lança outros com caráter fúteis para abastecer o orgulho de um determinado nicho.

 A consideração a respeito disso está atrelada ao valor que considero ao ato célebre de reconhecer méritos a quem de fato os merece. É de extrema importância oferecer tal titulação a quem realmente os merece ou até mesmo deliciarmos com o ato se de fato a honra nos for vinda por intermédio de nossa competência e seriedade. Já que para chegar nessa posição, houve um grande caminho a ser percorrido e com certeza não foi e nem deve ter sido resumindo em nenhuma hipótese, pois é justamente pelo esforço e significado que o ato obteve que se pode fazer a devida condecoração e distribuição das honras.

 De correto seria importânte que todos tivéssemos a devida ética para merecer-mos nossas honras, sendo que dessa maneira elas se tornem grandes e com significado, não apenas se resumir a títulações fraudolosas que estão mais ligadas a influências políticas ou econômicas que mal conseguem maquiar toda sujeira que perpassa por elas. 


Valeu a pena todo o sacrifício que passei nessa jornada até aqui. Serviu para acumular experiências. 

Agora é só comemorar!


Que Deus abençoe a vocação que escolhi e me inspire nessa emocionante jornada da vida. 

Obrigado mãe, família, amigos...
...e principalmente DEUS!


((•)) Ouça esse post

16 comentários:

  1. Parabéns Well... Sabemos do seu esforço para conseguir concretizar mais esse sonho!!! Estou muito orgulhoso de tí!!! Sucesso sempre!!! Um forte abraço, Raniery Trindade.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Wellington, estou muito feliz e orgulhosa por conhecer vc e saber de suas lutas e batalhas, por vc ter conquistado seus objetivos e acima de tudo por vc ser essa pessoa valente e humilde, por isso vem conquistando tudo e todos q passam ao seu redor, tenho muito orgulho de vc, parabéns pela sua colação de grau foi linda e merecida!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns! Te admiro muito, tua força, coragem e determinação. És um exemplo a ser seguido!!!

    Felipe Pereira

    ResponderExcluir
  4. Eita que a gente sente um alívio danado quando tá na beca né amigo? Um alívio e um eco de poder dizer: AGORA SIM, SOU NÍVEL SUPERIOR! PARABÉNS!!!

    Sheyla Amaral

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Well, exemplo de perseverança!
    Amanda Zelita

    ResponderExcluir
  6. Parabéns! Te admiro demais, tua força, coragem e determinação.
    Lucinei Cavalcanti

    ResponderExcluir
  7. Lembro como se fosse hoje o momento em que esse sonho iniciou. Feliz em ter participado dessa trajetória. Muito êxito em sua jornada meu querido amigo. Deus te abençõe! Abraços!
    Adrianne Monique

    ResponderExcluir
  8. Parabens, esse é só o primeiro degrau vc vai longe sei disso.

    Luiz Alberto Martiniano Silva

    ResponderExcluir
  9. Um superação incrível! Uma história que poucos conseguem fazer acontecer como vc fez. Muitos nadam, nadam e morrem na praia. Vc eh diferente dos que fracassam e vai chegar muito mais longe, tenho certeza!

    Júlio Guimarães

    ResponderExcluir
  10. Parabénssss, mais uma etapa vencida!!!!!!!!!!
    Arrasou na postagem viu. Merece demaissss!

    Yris Batista

    ResponderExcluir
  11. Muito bom ter feito parte de tudo isso. Mais um passo, mais uma conquista, mais um caminho a percorrer. Parabéns, Wellington! Que Deus frutifique essa sua sabedoria de transformar os seus obstáculos em oportunidades de crescer e, mais, de passar para frente que em tudo temos a possibilidades de ter outros pontos de vista, basta a gente escolher o melhor, e o seu foi a vitória.

    Abraço e muita felicidade,

    Jailto Filho.

    ResponderExcluir
  12. PARABÉNS WELL! Essa conquista é mais que merecida, é consequência de seu esforço, dedicação, inteligência e acima de tudo Muito amor em tudo o que faz, por isso que tanto te admiro! Beijo!

    Hellen Bandeira

    ResponderExcluir
  13. Parabens! que voce continue sendo esse exemplo de vida para todos nós... que Deus te abençoe! te admiro a cada dia...Edileide Martins

    ResponderExcluir
  14. Parabéns Wellington Lucena vc merece toda felicidade do mundo, vc é um guerreiro passou por cima de todas as dificuldades e venceu...Lúcia Alexandre

    ResponderExcluir
  15. Oi Wellington, obrigada pela visita.
    Assim como vc, me tornei blogueira no intuito de superar dificuldades, embora diferentes das suas.
    Vejo q vc já está mais "adiantado" do q eu. Espero alcançar esse patamar.
    Parabéns pelas conquistas, pela família, pela determinação.
    Ainda mais, morando nessa terra q eu amo, e q me traz grandes e saudosas lembranças!!
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  16. Não tenho mais nem o que dizer. Só sei que sou um fã incondicional de uma criatura que só me enche de orgulho cada da que se passa.

    ResponderExcluir

▲ Topo