Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Preciso de uma cadeira dessa.




A maior queixa dos cadeirantes é, sem dúvida, acessos para cadeira de rodas. Os mais inconformados fazem de tudo pra tentar resolver o problema, contactam autoridades, donos de estabelecimentos, recorrem à lei, outros, como eu, publicam no blog. É chover no molhado, mas temos nossos direitos e é nosso dever exigí-los.

As instituições públicas são obrigadas a ter acesso desde 2004 pelo decreto federal 5296, art. 11: “A construção, reforma ou ampliação de edificações de uso público ou coletivo, ou a mudança de destinação para estes tipos de edificação, deverão ser executadas de modo que sejam ou se tornem acessíveis à pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida.” e no § 1o: " Para concessão de alvará de funcionamento ou sua renovação para qualquer atividade, devem ser observadas e certificadas as regras de acessibilidade previstas neste decreto e nas normas técnicas de acessibilidade da ABNT". Mas quando se trata de estabelecimentos comercias, restaurantes, cinemas, etc, temos que contar com a boa vontade dos donos para investir e adaptar o lugar.

E assim começa meu relato de hoje; como todo bom cadeirante que se presa , antes de ir a algum lugar que não conheço procuro sempre saber se este possui acessibilidade, assim não pago o mico de quando chegar lá não poder entrar. E deste modo fiz; precisei ir a uma clínica hoje pela manhã, pra fazer uma consulta dermatológica que já estava marcada anteriormente, aqui mesmo em Guarabira,( há antes que me esqueça, olha só que absurdo, ao marcar a consulta, por telefone, fui informado que a clínica não possui atendimento prioritário para deficientes físicos, segundo a recepcionista eu seria atendido normalmente pela ordem de chegada), até aí não contestei, uma vez que vivemos em um mundo onde as pessoas lutam por direitos iguais para todos.

Pedi ajuda aos meus amigos, já que não possuo carro e fui com eles até lá na hora marcada. Logo na chegada ao sair do carro eles montaram minha cadeira, só que no percurso do estacionamento até a entrada havia um elevado e inclinado caminho, daí eles me deram uma mãozinha, porém o piso do percurso do estacionamento até a entrada da clínica era todo irregular, revestido por pedras (me fez até lembrar as ladeiras de Olinda), mas o pior ainda estava por vir...
...em um determinado ponto do trajeto a roda esquerda de antera travou e bateu em atrito com as pedras desalinhadas do piso da calçada o que acabou quebrando (“ a roda” não a calçada, kkkkkkkk) pense num desmantelo, ainda bem que meus amigos tem muita força e seguraram bem, antes que a cadeira virasse, daí fui obrigado a ir o restante do caminho empinando a cadeira nas duas rodas traseiras, claro que mais uma vez com a ajuda dos meus amigos ( ainda não consigo tal proeza sozinho).

Indignado ao chegar na recepção da clínica falei logo o que houvera ocorrido pra recepcionista, que pra minha surpresa disse que viu tudo,(até então nem tinha observado que as portas da clínica ficavam abertas o tempo todo e que o balcão da recepção era de frente pra rua), cheguei até a perguntar sem expectativas de uma resposta positiva se havia alguma cadeira de rodas disponível por lá para casos como esse, a resposta como previa foi “não”, em meio a tudo que ocorrera indaguei se ainda teria que esperar muito pra ser atendido, mas aí ela acabou me dando prioridade, uma vez que todos ali presentes viram a lamentável situação em que me encontrava.

Por fim fui atendido e depois parti direto pra casa e felizmente tudo terminou bem (exceto o fato de que agora estou sem poder usar a cadeira, espero que tenha conserto). Mas depois fiquei imaginando, que podia ter sido pior; já pensou se tivesse ido só com a minha mãe? (fiquei a me questionar porque sempre vou sozinho com ela pra fisioterapia), numa situação dessa ela não teria forças pra segurar a cadeira e não me deixar cair (é por essas e outras que eu tento vê as coisas pelo lado positivo, porque pior seria se pior fosse).

Concluo então deixando meu apelo para uma conscientização por parte da iniciativa privada para acessibilidade, lembrando que não é só para cadeirante a necessidade de um acesso melhor, há pessoas idosas e outras que tem dificuldade de locomoção. E um local em que se supõe tratar da saúde das pessoas não pode oferecer nenhum tipo de risco aos seus atendidos.

Em breve (ou melhor, daqui a um boooom tempo) mais capítulos dessa novela.
((•)) Ouça esse post

8 comentários:

  1. Bom em uma parte foi engraçado em outra as pessoas deveriam ter o bom censo de fazer alguma coisa agora depois dessa cena ... Isso é o de menos que eles podem fazer...

    ResponderExcluir
  2. tudo isso devemos a nossas autoridades a falta de acesso para pessoas com deficiencia fisica.

    ResponderExcluir
  3. É lastimável que em um país que se gaba tanto de desenvolvimento, que faz questão de anunciar aos quatro ventos que é o 8º maior poder econômico do mundo, já superando países da União Européia, um cidadão portador de necessidades especiais tenha de passar por isso, não preciso nem dizer que este não é um Déficit exclusivo da região Nordeste, este é só mais um dos problemas que nossos amados representantes (Politicos) fingem não ver ou pior assistem isto e acham natural, sem contar é claro EDUCAÇÃO que se faz fundamental para todos aqueles que se negam a dar acesso a um cadeirante, não falo só daqueles que não fazem questão alguma de adaptar seus estabelecimentos aos clientes que necessitam, mais pior ainda brasileiros acomodados que com toda naturalidade fazem uso de vagas reservadas a estes cidadãos, depredam o pouco que ainda lhes são oferecido ( orelhão, banheiros, rampas públicas...) e é claro quando lhes são oferecidos. Por isso temos sim que denunciar não podemos cruzar os braço e nos acomodar ainda mais, não basta nos dizer que a coisa esta melhorando, se somos um país tão rico, então devemos nos sentir morando em um país assim, passado a bronca queria lhe parabenizar pela sua iniciativa e dizer que fico na torcida para que consiga sua cadeira pois pelo que me lembro uma parte de Guarabira ainda era em paralelepipedo e se ainda continua deve ser muito desgastante conseguir se virar com uma cadeira comum só queria dar um conselho, dei uma lida rapida no seu texo e não ne recordo de você ter mensionado o modelo desta cadeira acho que você poderia adiciomar o modelo ao titulo deste comentario que você abriu. Encerro este comentario na esperança de que consiga alcançar seu objetivo.

    ResponderExcluir
  4. Indignação já sentia bem antes, hoje tenho raiva dos orgaos publicos que teimam em ñ olhar para um assunto tão importante pra sociedade. Espero em Deus q esta situação mude e que o poder publico mire mais suas atenções para o tema. Hoje sou um homem melhor e me torno a cada dia melhor, quando sei da responsabilidade que eu tenho como cidadão e como seu amigo Well!

    ResponderExcluir
  5. GENTE,AGRADEÇO TODOS OS COMENTARIOS,AQUI POSTADOS, MAS QUERO ESCLARECER QUE A CADEIRA DA FOTO É MERAMENTE ILUSTRARIVA E CHEGA A SER ÚTOPICA, MAS IMAGINEM AÍ UMA CADEIRA MOVIDA Á GASOLINA, COM RODÕES DE CARRO, TURBINA DE AVIÃO, RABETA DE CARRO DE FÓRMULA 1, CETAS, BIRUTA E TUDO MAIS. SERIA UM MÁXIMO.

    ResponderExcluir
  6. Evidente Wellingtom, mais achei interessante o pedido de uma cadeira de rodas motorizada lhe pouparia um bom trabalho, você que vem estudando mais o assunto poderia sim especificar uma cadeira de rodas que facilite sua vida quem sabe você não ganha, é de fato um objeto caro, mais se a pessoa certa passar por esta pagina e ler o pedido você sai no lucro rsrsrsrs...

    ResponderExcluir
  7. Ei amigo estou adorando o seu blog, faz com que você mesmo em casa continue próximo a seus amigos que te amam tanto e também ensina muito sobre os cadeirantes e pessoas com necessidades especiais.

    Beijos te adoooooro, sim só uma curiosidade, essa cadeira fala, porque o resto eu sei que ela faz, kkkkkkkk, beijos.

    ResponderExcluir
  8. onde vende essa cadira meu pai preciza de uma desssas com urgencia passa o tel eo endereço pra min bjs roseli_crz@hotmail.com
    brigaduuuuuuuuuu

    ResponderExcluir

▲ Topo