Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Possível 'substituta' da cadeira de rodas

Vez ou outra aparecem 'soluções' mais modernas ou eficientes do que a velha cadeira de rodas. A empresa Exmovere lançou mais um aparato que promete melhorar a qualidade de vida dos cadeirantes, amputados ou pessoas com dificuldade de locomoção.

O veículo elétrico, chamado de 'Chariot' (traduzindo - carruagem) é uma espécie de Segway (aqueles patinetes elétricos de rodas paralelas) adaptado ao corpo do usuário, que 'veste' o aparelho ficando com as mãos livres para executar tarefas diversas. Ele é controlado por sensores que detectam suaves mudanças de pressão do corpo e interpretam a direção e velocidade desejadas. Atinge até 20 km/h e não demanda muito esforço ou treinamento para controlá-lo.

A grande vantagem em relação a cadeira de rodas é poder conversar com os 'andantes' no mesmo nível e alcançar lugares mais altos. Entre as desvantagens, estão a de não permiteir ao usuário sentar sem tirá-lo (mas já estão desenvolvendo um que poderá), não sobir escadas e ainda demandar um piso liso e sem buracos (ligeiramente longe da nossa realidade). E também não é a coisa mais simples do mundo para 'vestir', um cadeirante sozinho então, nem pensar.

Sem contar que ainda é protótipo, e até ser fabricado, ou melhor, até ser acessível, vão -se aí uns dez anos. Mas paciência é uma virtude...

 


((•)) Ouça esse post

3 comentários:

  1. Meu Deus, quanta tecnologia está por vir, quantas inovações o homem ainda vai fabricar? desejo que fabriquem muitas. Aparatos que venham a suprir necessidades essenciais para aqueles que no momento estão precisando. O homem em prol do homem. Muitos podem até criticar a ciência (medo do desconhecido), mas sem ela continuaríamos atônitos, como estátuas presas no tempo.
    Esse novo tempo vai ser maravilhoso.

    Eu espero chegar lá para ver e vc com certeza está comigo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. O que séria de nós 100 grandes tecnologias como essa? Ainda que demore anos até ser acessível, sabemos que séra mais uma revolução tecnológica absolutamente incrivel com grandes expectativas para as pessoas necessitadas.

    Até eu quero um desses.........vlw.... seu amigo: Sandro.

    ResponderExcluir
  3. muito massa vc como semppre buscando novidades
    e pesquisando sobre o asunto axei super interesante e um avanço muito grande
    sergio santos

    ResponderExcluir

▲ Topo