Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 7 de agosto de 2011

Terrível infecção urinária.


"A infecção urinária (ITU) é uma infecção que acomete qualquer parte do sistema urinário, desde os rins, a bexiga, até a uretra. É definida como a presença de microorganismos em alguma parte desse sistema.”

Dias atrás minha mãe e eu estávamos comentando do odor incomum que estava recentemente na minha urina,  inocentemente nem dei muita importância a esse fato, mas como passar dos dias a coisa foi piorando, daí entrei em contato com o meu amigo que é enfermeiro - Flávio - e ele prontamente passou aqui em casa para averiguar o fato, de cara ele disse que poderia ser o início de uma infecção urinária – coisa normal de se acontecer quando se tem uma lesão medular e usa-se sonda permanente - então me aconselhou a fazer um exame pra diagnosticar melhor o ocorrido.

No outro dia cedinho coletei uma amostra de urina e minha mãe encaminhou a um laboratório que garantiu estar com o exame pronto em 24h, fiquei aflito à espera do resultado e no dia seguinte quando minha mãe  foi lá pra buscar,  ainda não tinham concluído – advertiram um problema mecânico- e disseram que só entregariam no dia seguinte, fazer o que né? Esperar!

Nesse mesmo dia passei horas soando frio e passando mal, todo cabisbaixo, mas o pior ainda estava por vir, em meio á noite me acordei várias vezes com febre e vomitando constantemente, no dia seguinte, cedinho, meu amigo Sérgio e a minha mãe foram logo ao laboratório pra pegar o exame e me levar ao médico, chegando lá este confirmou o que o Flávio já houvera previsto - infecção urinária -, imediatamente ele receitou uns antibióticos pra sanar a enfermidade, recomendou que tomasse bastante líquido e me mandou pra casa. Chegando em casa comecei um ritual de ingestão constante de líquidos e tomei a medicação receitada, com o passar do tempo fui melhorando. Graças a Deus agora estou bem.

Desde então só hoje que me senti disposto á escrever pra postar aqui no blog e dividir isso com vocês, odeio falar de doenças, mas é importante conhecê-las, por isso termino esse meu post deixando algumas dicas de como prevenir as temidas infecções urinárias. 

Algumas atitudes são de extrema importância na prevenção da ITU, como:

• Ingerir bastante líquido (média de 2 litros por dia);
• Evitar reter a urina, urinando sempre que a vontade surgir;
• Prática de relação sexual protegida;
• Urinar após relações sexuais;
• Evitar o uso indiscriminado de antibióticos, sem indicação médica.

Para as mulheres:

• Limpar-se sempre da frente para trás, após usar o toalete;
• Lavar a região perianal após as evacuações;
• Evitar o uso de absorventes internos;
• Evitar a realização de "duchas", "chuveirinhos";
• Evitar o uso constante de roupas íntimas de tecido sintético, preferir as de algodão;
• Usar roupas mais leves para evitar transpiração excessiva na região genital. ((•)) Ouça esse post

Nenhum comentário:

Postar um comentário

▲ Topo