É muito bom quando a gente vê exemplos como o daquelas cidades européias que são totalmente acessíveis, mas, melhor ainda é quando a gente vê exemplos de cidades brasileiras que são totalmente acessíveis.
Minas Gerais, além de ser conhecida pelo povo hospitaleiro, pelo melhor pão de queijo da terra, pelas festas estudantis e pelo seu patrimônio histórico, agora graças a cidade de Uberlândia, se destaca também por tornar-se referencia para acessibilidade em nosso país, a cidade integrou a acessibilidade ao cenário de uma forma natural, criando uma cultura de respeito à diversidade.
Assista ao vídeo e veja que belo exemplo a ser seguido.
Espero que esse exemplo sirva para acabar com as desculpas esfarrapadas de outras cidades para não tornarem-se acessíveis. Não é fácil transformar o "padrão" (excludente) de anos, mas está provado que não é impossível.
Parabéns a cidade de Uberlândia!
Eu peguei o vídeo lá no blog da Thaís Frota, que é uma dessas pessoas bonitas por dentro e por fora. Ela é arquiteta e especializada em trabalhar com arquitetura acessível. O blog dela é excelente tem diversos exemplos e dicas pra tornar os ambientes acessíveis, eu já usei várias vezes como fonte de consulta. Vale muito à pena conferir:
Arquitetura Acessível
Divulguem esse exemplo.Mostrar que é possível, é uma ferramenta excelente para reivindicar o direito a um lugar acessível para todos!
COMO BOM SERIA SE TUDO FOSSE DIFERENTE E PRINCIPALMENTE AS PESSOAS TIVESSEM UM COMPORTAMENTO DIVERGENTE. NOVOS LUGARES QUE DESSEM PRIVILÉGIOS A TODOS,(FICO PENSANDO QUANDO ISSO VAI CHEGAR AKI NA PB) SEM DISTINÇÃO, PQ AFINAL DE CONTAS MESMO SABENDO QUE TODOS SÃO IGUAIS, AINDA HÁ, MUITOS OBSTACULOS A SEREM ULTRAPASSADOS.
ResponderExcluirDESSA MANEIRA FICAM OS SONHOS E É INSTIGANTE REALMENTE NOTAR A EXISTENCIA DA ARQUITETURA ACESSÍVEL, QUE VENHA A PRESENTEAR GENTE Q ESTÁ NO MOMENTO PRECISANDO.
A CIDADE ESTÁ DE PARABÉNS. MG ESTÁ DE PARABENS. FORAM 20 ANOS QUE VALERAM A PENA. PALMAS PRA UBERLANDIA...
BJOS WELL
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluir