Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

DE PERTO NINGUÉM É NORMAL.



 Se tem um troço que incomoda é quando, se referindo ao meu atual estado físico, perguntam: “Tu era normal ou é de nascença?”. Não me irrita a curiosidade em saber o que aconteceu, o porquê deu estar na cadeira. Aliás, como adoro contar histórias, narro com riqueza de detalhes o meu causo, e essa maluquice de lesão medular aos 25, ainda vai me  render um livro que espero publicar no futuro. O que me deixa intrigado é a ‘zorra’ da palavra NORMAL.
 Nada contra esse vocábulo quando estamos nos referindo a alguma coisa, mas quando estamos falando de pessoas, o termo assume uma conotação pejorativa. Se existem pessoas normais, existem também as anormais! E daí, só porque a criatura tem uma deficiência ela é anormal? E lá me vem uma ‘baralhada’ de questionamentos: O que é uma pessoa normal? O que é a normalidade quando estamos tratando de seres humanos?
Como dizia nosso amigo Freud, de perto ninguém é normal. E sabe; o cara estava certo!? Reflete comigo. Segundo o Sr. Aurélio – confesso que tenho uma queda pelo dicionário – a bendita palavra normal quer dizer exemplar, regular. Qual ser humano nessa terra é exemplar? Só Jesus! Quem é regular? Cada um de nós é um universo, é único. Mesmo quem tem o shape igualzinho, como os gêmeos, tem características e personalidade diferentes. E é aí que se encontra a beleza da vida: a diversidade.
 Então, da próxima vez que a criatura quiser se referir a alguém que não tem deficiência, fale isso mesmo: “Ah, o cara não tem deficiência” e não “Ah, o cara é normal”. Lembra do Freud… É todo mundo louco!
E na real, somos todos tão malucos que temos a mania de classificar tudo: o certo e o errado, o bom e o ruim… E já que sou doido também, classifico aqui o que acho normal ou anormal. Normal é amor e anormal é a violência. Normal é dividir e anormal é a miséria. Normal é a paz e anormal a intolerância. Normal é a bondade, anormal a inveja.

Ter uma deficiência? 
Não torna ninguém anormal,  faz parte da vida e ponto.

((•)) Ouça esse post

7 comentários:

  1. "Todo ponto é um ponto dependendo do ponto de vista."
    Imagne uma imagem na calçada. Agora atravesse a rua e vai para um prédio enfrente. Pare no primeiro andar e olhe a imagem na calçada. Agora suba mais alguns andares e vá a janela e olhe a imagem novamente. Faça isso várias vezes em andares diferentes.
    O ponto é o mesmo o que muda é o ponto de vista.
    Não se incomode com ser normal ou anormal, pois muitas vezes somos mesmo anormais e outras normais. Imagine num encontro de cadeirantes, o andante vai ser o anormal.
    Isso me fez lembrar que muitas vezes ( anos atrás) ia a um shopping ao lado de um metrô aqui em Sampa e lá acontecia toda quarta feira encontros de surdos, gostava de ir e ficar adimirando, era uma jeito deu treinar meu curso de libras. Eles , os surdos ou deficientes auditivos que pra mim é mesma coisa, adoravam inventar "palavras" novas. Eles gesticulavam e riam muito pois sabiam que com isso nós mortais que ficavam lá os admirando não ia conseguir entender o que eles falavam. O encontro reunia muitas pessoas, coisa de 40,50 e quem era o normal e o anormal nessa história?
    TER DEFICIÊNCIA PODE SER NORMAL OU ANORMAL DEPENDE DO PONTO QUE VOCÊ ESTEJA. Por isso não se incomode pois ninguém fica parado no mesmo ponto.

    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com vc amigo, eu também não gosto dessa coisa de chamar a quem não tem deficiência de normal, perfeito, e a nós como pessoas com necessidades especiais, pessoas especiais, portadores de deficiência. Acho que não somos anormais por termos nossas deficiências e acho muito mais simples falar : deficiente físico,visual,mental...
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. concordo plenamente com você amigo! Gostei de ver ein...

    ResponderExcluir
  4. Vc como sempre dando um show de informaçãoes e relatos, adoreiiii! E vou ter que concordar com vc mais uma vez rsrsrs. Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Bom meu rei, é a minha primeira visita a seu blog, espero que continue compartilhando mais pontos de vista como este.

    Ri alto quando li o título e além de concordar com tudo o que você disse, adorei a ideia de encontrar uma pessoa que tem o mesmo pensamento que eu tenho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, infelizmente "ando" sem tempo pra atualizar o blog, mas adorei o seu comentario...é sempre bem vinda por aki.......um abraço: Wellington

      Excluir

▲ Topo