Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Estudantes criam jogo para ajudar pacientes a recuperar movimentos.


Hoje assistindo um telejornal tomei conhecimento de uma invensão inovadora que irá tornar super divertida as seções de fisioterapia. Alunos do Centro de Informática e do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de Pernambuco desenvolveram um jogo, batizado de Ikapp ou "acerte o passo", para ajudar pacientes a recuperar movimentos durante a fisioterapia. O game é programado de acordo com as necessidades de cada jogador e torna o tratamento mais atraente, evitando que os pacientes abandonem as sessões.

Luzimar Severino de Araújo se diverte com o vídeo game, mas o que o entrete não é um jogo qualquer. O jogador é um paciente e o jogo funciona como um fisioterapeuta virtual. Os exercícios foram programados para o braço esquerdo, que perdeu parte dos movimentos por causa de um acidente vascular cerebral. “Acho que vai ajudar na recuperação de muitos, tanto de adultos como de crianças”, diz.
O estudante de informática Thiago Menezes explica o funcionamento do jogo: “Pode ser qualquer movimento exigido pelo fisioterapeuta. Pode ser um braço, pode ser os dois braços ao mesmo tempo, uma perna, de acordo com a necessidade do exercício e das restrições de cada paciente”,
Através de um sensor de movimento, o sistema analisa o exercício, faz a comparação com o modelo correto e elabora um relatório detalhado sobre o desempenho do paciente. “Pode analisar também compensações posturais e movimentos errados, que podem causar lesões no próprio paciente”, afirma Alana da Gama, aluna de doutorado de informática.

Um dos maiores problemas para os fisioterapeutas é a evasão dos pacientes. Muitos reclamam da monotonia, da repetição dos exercícios e acabam abandonando o tratamento. Com a ajuda dos games específicos para fisioterapia, os especialistas esperam virar este jogo. O game é programado para corrigir os exercícios na hora. Se o movimento estiver errado, aparece a mensagem na tela e o jogo pára automaticamente. Os fisioterapeutas acreditam que o novo aliado vai incentivar a regularidade dos pacientes na prática dos exercícios.
Confira o video da reportagem clicando aqui.

Fonte: G1

((•)) Ouça esse post

2 comentários:

▲ Topo