Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Um ano como cadeirante.

 

Hoje, dia 09/11/2011 faz um ano que me acidentei e fiquei paraplégico. Tenho dúvidas se devo comemorar esse dia (porque afinal de contas poderia ter partido dessa pra uma melhor) ou esquecê-lo (porque minha vida nunca mais foi a mesma desde então). Mas acho que não consigo fazer nenhuma coisa nem outra. Comemorar seria achar ou assumir que foi um dia bom, que me fez feliz, o que na realidade não foi. Esquecer, até poderia se não tivesse significado nada, como se tivesse sido um dia qualquer.

Hoje revivo tudo que aconteceu nesse período. Os momentos antes do acidente, a queda, o hospital, meus familiares, os exames, a cirurgia e também a tranquilidade que aceitei tudo, ou quase tudo. Revivo também o que passei e consegui nesse ano, depois de todo o ocorrido. O que fiz e venho fazendo. Se realmente aceito essa situação ou se a levo sem pensar. Sinto uma mistura de angústia, de orgulho e de esperança. Angustia por ainda ser cadeirante. Orgulho por não ter desistido de viver e Esperança em um dia poder voltar a andar.

É um ano SEM: andar, correr, dançar, vestir a roupa sozinho, dirigir, pedalar, praticar esportes, acordar e pular da cama no mesmo instante. É um ano SEM INDEPENDÊNCIA. Mas é também um ano COM: fé, esperança, determinação, amigos, amor, família e muita VONTADE DE VIVER.

Aprendi muitas coisas. A primeira foi a ter PACIÊNCIA, palavrinha que mais escutei enquanto estava internado e por fim achava que não precisaria de tanto, mas me enganei, realmente precisa de muuuuuita. Depois aprendi a guiar uma cadeira de rodas, a saber o que significa acessibilidade, a fazer quase tudo sem os movimentos das pernas, a aceitar os olhares das pessoas, a ter resiliência (flexibilidade, capacidade para adaptar-se à mudanças), que posso ser feliz independente de ser cadeirante, que a vida muda em um instante e que o  mais importante na vida é ter quem a gente ama por perto.

Quero agradecer a todas as pessoas que durante esse período me ajudaram ou ajudam de alguma forma. Sem elas não seria nada do que hoje sou.

 Mãe, você é a principal responsável por tudo que sou, espero um dia "pagar" tudo o que já fez e faz por mim. Obrigado por tudo meu Deus. Obrigado meus amigos e familiares.

   Que venham mais anos como cadeirante ou melhor ainda, como andante.

"A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos."


((•)) Ouça esse post

15 comentários:

  1. Depois de ter lido, confesso que me emocionei, vc como sempre dando um show. Vc foi e continuará sendo capaz de enfrentar qualquer obstáculo que a vida colocar em teu caminho, diante do que te aconteceu, vc buscou e encontrou forças para seguir em frente, que a situação que hj vc se encontra ñ seria nada em comparação a tua vontade de viver, hj vc serve de exemplo para muitas pessoas, inclusive para mim. Sempre em minhas orações peço a Deus pra que ele permaneça ao teu lado, pq tenha certeza que ele nunca te abandonou, até na hora do acidente ele esteve presente, se ele ñ tivesse ao teu lado naquele momento, tvz hj vc ñ estivesse aqui para nos contar sobre sua história, hj não teria completado 1 ano, então isso já é um grande motivo para se agradecer, tenha fé e continue a ter paciência, tenha também muito pensamentos positivos, seja sempre otimista, pq tudo só tem a melhorar, acredite que o pior já passou, e daqui pra frente vc terá chances de colher bons frutos, e que nada te impede de viver e ser feliz, estarei sempre ao seu lado para o que precisar, amooo muitooo. Desejo sorte, sucesso, alegrias, momentos de descontração, amor, amizade, determinação, paciência e que vc ponha em prática tudo aquilo que vc almeja, pq sei que o que vir de dentro de vc terá sempre êxito. Parabéns pela sua personalidade, e hj é um grande motivo para todos que te amam agradecer a Deus por vc continuar no meio de nós.

    ResponderExcluir
  2. é amigo sei que palavras são pouco pra saber o que vc esta sentindo nesse momento um ano de tantos obstaculos mas que estamos tentando superar cada vez mas esses, vc mas do que niguem sab que por muitas vezes pensei em desistir por tantos obstaculos vividos em minha vida vc conhece um pouco dela mas nada a se comparar com o seu mas de qualquer forma são obstaculos. hoje te confesso que mim doe muito te ver dessa forma, por tantos momentos em que ja passamos juntos e hoje por vontade de deus não podemos mas de certa forma. mas nada desse mundo é melhor do que a vida e agradeço muito a deus por ter oportunidade de viver e cada dia ter forças pra tudo o que vier pela frente, um ano passa rapido mas pra vc sei que esse demorou por demais, mas aconteça o que acontecer outros mas e mas anos vira e quero esta ao seu lado não importa a forma te adoro muito seu amigo sandro.

    ResponderExcluir
  3. A vida mudou e como, mas não deve se abater. Lembre se sempre que só Deus para dar essa paciência que só conhecemos quando realmente a precisamos.
    Sei que obstáculos surgiram e outros ainda vão surgir mas hoje você não é mais aquele Wellington de mais de um ano atrás e com certeza esse é melhor. Não quero dizer que você tenha sido ruim e sim que com certeza você vê as coisas com mais amor, hoje em qualquer situação consegue se colocar no lugar do outro, sentir a dor do outro.
    Muitas vezes pessoas próximas é quem precisa crescer espiritualmente e através de você que isso acontece. Só é parar para pensar o quanto seus amigos e familiares evoluíram e olham o mundo e as pessoas de uma forma mais amorosa e ate muitos procuram a justiça, igualdade de direitos, coisas que muitos não se preocupavam ou se o faziam não era com intensidade.
    Sei que muitas vezes é difícil ficar na sua posição, mas isso com certeza foi um presente para os que convivem com você, e você também ganhou muitos velhos amigos, redescobrindo amigos naqueles que sabia que poderia contar e naqueles que com certeza te surpreenderam.
    Você tem muito que comemorar ate com uma grande festividade e reunir todos aqueles que fazem parte dessa SUA NOVA VIDA. Comemorar sua vida e também a vida de todos aqueles que através de você se tornaram pessoas muito melhores.

    Beijos e fique com DEUS.
    Ah e PARABÉNS A VOCÊ E A TODOS QUE O CONHECEM E TEM O PRIVILÉGIO DE SER SEU AMIGO E PARTICIPAR DA SUA VIDA.

    ResponderExcluir
  4. JÁ usei muitas palavras com vc nesse ano... nem sei mais o que dizer.. kkk então vai mais uma clichê: EU TE AMOOOOOOOOOOOOOOOO MEU IRMAO AMIGO...
    E QUE É SÓ CHAMAR QUE EU TO AKI PRA TE AJUDAR...

    SEMPRE E SEMPRE MEU LINDÃO.

    PARA MIM VC É UM VENCEDOR...

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Me orgulho de ter um amigo como vc Weel!!! sua coragem e garra em tudo que vc faz me inspira!

    ResponderExcluir
  7. Você e um exemplo de perseverança, fé, amor...quando leio seus textos fico extremamente emocionada com a sua clareza de sentimentos...vc é um vencedor meu amigo!!!

    Maria Pontes

    ResponderExcluir
  8. Pois é amigo, sempre te achei especial, por isso Deus te confiou este desafio, pois sabia q superarias e vencerias bravamente! Saúde e sucesso!

    Amanda Sudério

    ResponderExcluir
  9. Pois é meu amor, a vida sempre nos surpreendendo né? depois de tantas dificuldade você está aí! TÃO MELHOR COMO NUNCA... Só tenho a te desejar tudo de bom, porque você merce tudo que há de melhor nessa vida que deus te ilumine :)
    adoro muito você Well..

    ResponderExcluir
  10. Amigos, obrigado de coração por vocês existirem ...........sem mais palavras.........amo todos vocês!!!!

    Obrigado Senhor, por colocar pessoas tão especiais na minha vida!

    ResponderExcluir
  11. Wellington, fiquei muito surpresa, nao sabia de nada mais atraves doseu orkut fiquei sabendo, muito emocionada com sua garra determinaçao e principalmente com sua FÉ,nao desista nunca pois para nosso DEUS nada é IMPOSSIVEL,e com muita certeza eu digo a VIRORIA de vc voltar a andar vai chegar continue confiando unicamente em DEUS pois so ele pode todas a s coisas, TODAS AS COISAS.Se nao consegui lembrar de mim pelo meu nome sou Joana que algum tempo atras trabalhou na realce, forte abraço torço muito por vc.

    ResponderExcluir
  12. Você comentou muitas descobertas em meio a tantas indagações, porém você não citou a relação íntima e profunda que você tem com a palavra. Sempre que leio o seu blog descubro o artesão de palavras que és. O SEM e COM, isolados, cabem apenas dentro da estrutura morfológica, mas quando jogadas dentro de um contexto de emoção, sua semântica flui como a sutileza de um mágico. Construir a antítese em parágafos, abordadando as situações positivas e negativas da sua vida recente é tal e qual a sensação que temos ao tocar com os pés desnudos a água fria de um riacho. Tem palavras de dor? Tem. Tem palavras de alegrias? Tem. Mas o grande trunfo dessa retrospectiva é expor as PALAVRAS com verdade. Eis o diferente que há em você, pois quando você usa as palavras, elas saem bruta e vão ganhando forma de uma narrativa épica onde o grande herói é você. Assim, vejo nesse herói um escritor ainda não revelado. Muitos aguardarão suas escrituras, suas memórias, seus livros, inclusive eu, caro, escritor.

    Que Deus te conserve sempre assim...

    Beijo na alma.

    ResponderExcluir
  13. Nossa Rony, só vc mesmo amigo, pra comentar de forma tão literária esse texto.....eu sei que um dia desenvolverei melhor esse dom da palavra, até lá conto com o seu incentivo e apoio........um abraço meu amigo!

    ResponderExcluir
  14. Oi, Wellington. Recebi sua mensagem de Natal, obrigado.
    Que falar né? Eu acredito no impossível e creio que Deus realiza o impossível. Espero sinceramente que volte a ser um andante. E isto só Jesus pode fazer.
    Há inúmero tipos de dor e privação, alguns físicos e outros bem piores: os da alma. O que se pode notar lendo seu blog é uma alma apaixonada pela vida, que procura extrair de cada momento o máximo que ele pode oferecer, você sente intensamente. Você procura extrair o significado dessa dor, dessa privação, analisa o antes, o depois, você pensa, lamenta, chora, se alegra, renova suas forças, são várias emoções. Enfim, um ser humano. Um abraço e que 2012 te reserve muitas alegrias.

    ResponderExcluir
  15. Caro amigo criatividade, amor e fé nunca vão te faltar te admiro muito forte abraco, continue assim!!!

    Assis Correia Chico

    ResponderExcluir

▲ Topo