Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 12 de agosto de 2012

Aula da Saudade

A aula da saudade é um momento especial, de confraternização, que acontece sempre antes do baile. A ideia é relembrar os anos passados juntos e fazer com que a aula seja diferente e bem especial para ficar realmente na história de cada formando. 

 
Hoje em dia os alunos investem bastante na aula da saudade, contratam DJs, humoristas, barman e optam pela moda do momento que é a FESTA A FANTASIA.


E olha só como eu estava: de MÍMICO, mas também, de bruxa á quenga, tinha de tudo um pouco por lá....essa última foi a que eu mais gostei.....rsrsrsrs.


A aula da saudade marca o encerramento do ciclo de muitos momentos vividos na universidade.  São histórias, divergências, causos, alegrias e tristezas que, após anos de convivência diária, levam os futuros profissionais a comemorar em um momento exclusivamente deles. 


Uma aula simbólica, na qual os professores proferem suas mensagens finais aos alunos e estes também homenageiam os docentes. 


Em outro momento, são feitas homenagens aos próprios alunos escolhidos pela comissão de formatura, que recebem títulos, prêmios, através de muita festa, e sempre regada a uma boa trilha sonora.


A aula da saudade é uma retrospectiva de todo o curso. O objetivo é fazer a aula se tornar memorável de modo que os alunos a recordem com saudade, e essa aula certamente atingiu seu propósito, foi muito emocionante poder compartilhar com essa turma tão querida e acolhedora os meus últimos momentos dessa graduação.


E aproveitando a oportunidade quero dividir com vocês o texto que li para os meus amigos como forma de reflexão sobre o período ao qual passamos juntos...

 
... Hoje, celebrando este momento tão especial, passa pela nossa memória a lembrança de que tudo começou alguns anos atrás, em que todos nós participamos de uma seleção para o vestibular. NÓS, sedentos por um futuro melhor e promissor, ACREDITAMOS, e conseguimos a nossa tão sonhada aprovação para o curso superior de LETRAS na UEPB.
Lembro, ainda, de quão feliz fiquei, pulei, gritei, comemorando com amigos e familiares a minha aprovação. Acredito que isso, aconteceu com cada um de nós aqui presente, e que estes foram momentos que ficarão guardados para sempre em nossas memórias. Foram momentos de parcial realização.
Inevitavelmente, o destino ou simplesmente o acaso, juntou vários jovens em uma única sala, todos com personalidades diferentes, porém com objetivos semelhantes. Pelo caminho ficaram muitos colegas. Problemas e dificuldades podem aparecer na vida de cada um, principalmente, na vida daqueles que perseguem seus objetivos.
E nós, por que chegamos até aqui? Será que não passamos por dificuldades?
Passamos sim. Eu sou a prova viva disso!
Isso com certeza é bem claro para cada um de nós. Passamos por problemas familiares, de saúde, financeiros, com professores, com amigos até mesmo com a própria universidade, mas não nos abatemos e conseguimos por fim ultrapassa-los.
Tudo isso, em nome de um sonho, de um desejo, de uma aspiração, SER LETRADO, que hoje para cada um de nós é uma realidade.
Grandes mudanças aconteceram em nossas vidas desde o dia em que entramos nessa universidade até hoje, mas isso é o curso natural da vida, e é assim que tem que ser, temos e queremos buscar cada vez mais o conhecimento. Por isso, digo, que formados letrados, estaremos somente parcialmente realizados, pois é a partir daqui que tentaremos exercer efetivamente a ARTE DE LECIONAR, este objetivo para nós de agora em diante será nossa maior REALIZAÇÃO.
Nada a partir de agora será igual, pois começaremos uma nova etapa da nossa vida. Etapa esta que estamos mais preparados, mais FORTES, prontos para enfrentarmos as batalhas que temos por vir. Tudo conquistado ao longo do nosso curso, pois amadurecemos, nos tornamos mais capacitados, e aprendemos a lidar com muitas DIFICULDADES. Enfim, EVOLUIMOS, para podermos conquistar um futuro melhor.
Portanto, chegou a hora de sairmos do casulo e batermos asas rumo a um novo mundo. Confesso a vocês que sinto até um certo medo, uma certa insegurança de não conquistarmos os objetivos que tanto almejamos, não por nossa conta, mas sim, pelas dificuldades do mundo lá fora.
PORÉM QUEM DISSE QUE SERIA FÁCIL?
O mundo é cheio de INCERTEZAS, de mudanças contínuas, e temos que nos acostumar, porque elas ocorrem a todo minuto. Foi para isso que nos PREPARAMOS.
Tenho, então, a plena certeza de que cada um de nós é forte o suficiente para VENCER todas as adversidades, e quando fraquejar reaja com firmeza e não desanime jamais.

Finalizo esse post com um vídeo contendo os registros dos melhores momentos dessa saudosa aula e em seguida também deixo uma mensagem do livro minutos da sabedoria:

 
Não se deixe derrotar em situação alguma.
A derrota depende de nós, tanto quanto a vitória.
Entretanto, a pior derrota é a de quem desanima.
Perder, nem sempre é ser derrotado.
Mas desânimo estraga totalmente a vida.
Não desanime jamais!


 
((•)) Ouça esse post

4 comentários:

  1. Adorei meu caro Amigo, vc sabe utilizar bem as palavras para nos emocionar, Parabéns por Tudo vc é um exemplo pra qualquer Pessoa que um dia pensou em desistir no meio do Caminho. bjos... Djaílma Oliveira.

    ResponderExcluir
  2. Amei o vídeo e gostaria de saber
    quem canta a música.

    ResponderExcluir

▲ Topo