Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 11 de junho de 2011

Ação mostra iniciativas em prol da acessibilidade



Não sei se por coincidência ou providência, mas nesta manhã (como não faço de costume) acordei mais cedo e ao ligar a TV estava começando o programa AÇÃO da Rede Globo, apresentado pelo Serginho Groisman, o tema do Ação deste sábado, dia 11, foi acessibilidade (Opa!!! Tou nessa). O programa mostrou três iniciativas que ajudam a vida de pessoas com deficiência tanto fora quanto dentro de casa. Achei super interessante tais iniciativas e portanto  dignas  de um post aqui no blog.
Um deles é o projeto “Moradia e Acesso” da ONG Rio Inclui, no Rio de Janeiro, que realiza reformas e adaptações na casa de deficientes que não têm condições financeiras para isso. O programa, que teve início em janeiro do ano passado, já fez a modificação em 40 casas. Ainda no Rio de Janeiro, voluntários do Blog do Mão na Roda saem as ruas avaliando lugares acessíveis. A página na internet foi criada há quatro anos e funciona como uma guia de acessibilidade da cidade.
Em São Paulo, funciona a rede de reabilitação Lucy Montoro, que há três anos recebe pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). As sete unidades da rede no estado atendem mais de 1.500 pacientes por dia. Cinco funcionam na capital e as outras duas no interior – Campinas e Ribeirão Preto. 
Faça um tour pelo 1º Hospital da Rede Lucy Montoro clicando no vídeo abaixo.


E o atendimento a pacientes não para por aí, ele também é itinerante. Um caminhão de 15 metros percorre o interior do estado atendendo pacientes que não podem se locomover até um dos hospitais. A unidade móvel conta com o apoio de 20 profissionais que já atenderam mais de 15 mil pessoas.
Esses são exemplos de projetos que deram certo e que estão aí para serem seguidos, porém são tratadaos com demérito pela maioria dos nossos governantes; porque a vida é feita de movimentos, mas infelizmente nem todos estão dispostos a nos ajudar a recuperá-los.


((•)) Ouça esse post

2 comentários:

  1. São programas como esse que deveriamos ver mais nas telinhas do Brasil a fora... matérias com conteudo e que mostram que pequenas atitudes, geram grandes resultados. Uma pena a tv brasileira mostrar tanto lixo ao invés de programas informacionais.
    Nesse programa em específico teve em meus pensamentos um grande respaldo, pois tratou de um dos temas mais delicados da atualidade, a acessibilidade. E como é bom saber que existem a cada instituições que estão ligadas nesse tema. Espero em breve que em nosso estado paraibano cresça o numero de ongs destinadas a portadores de algum tipo de deficiencia.
    Essa agora é uma de minhas preocupaçãoes.
    No mais me sinto tão bem informado por vc meu amigo... está dando um banho de informação coesa. Fico muito alegre com seu crescimento dia após dia.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  2. pois e amigo muito bem lembrado por vc isto acontese mesmo só que com atitudes como estas
    lovavel pois quando se quer se faz ass\serginho

    ResponderExcluir

▲ Topo