Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 7 de junho de 2011

Ortostatismo - Vale a pena.


 Um dos maiores benefícios que eu senti no Centro de Fisioterapia Neuro Funcional Maria Moura de Aquino (local aonde faço fisioterapia) aqui em Guarabira, foi voltar a ficar de pé, depois de alguns meses só sentado e deitado, e hoje conversando com Ronaldo (meu fisioterapeuta), ele comentou sobre  a prática do ortostatismo,(palavrinha diferente né ?) que significa "posição de pé". Lá há um aparelho que se chama “prancha ortostática”, uma espécie de maca com amarras, para prender o corpo (olha aí na foto acima). Com o uso do controle elétrico para subir a prancha, a pessoa, gradativamente, atingirá a posição vertical. Pode levar dias ou meses até chegar a esta posição. Cada seção de ortostatismo não deverá ultrapassar uma média de 45 minutos, para que as amarras e outros artefatos não provoquem úlceras.
A primeira vez que fiquei de pé foi uma sensação deliciosa depois de tanto tempo sentado, ver novamente as pessoas no mesmo nível (no meu caso, um nível acima) e sentir o corpo apoiado sobre as pernas e pés. Além de ser bom pra mente tem importância clínica fundamental para o lesado medular.
O ortostatismo é importante para prevenir osteoporose por desuso, já que os ossos das pernas não tem mais a função de sustentar o corpo e não se movimentam com a frequência usual. A osteoporose pode causar perda óssea, o que pode ser um problema futuramente caso recupere funções motoras dos membros inferiores.
Melhora tembém as funções urinárias e intestinais, prevenindo infecções urinárias e fecalomas (endurecimento de fezes). Contribui também para redução da espasticidade. E ainda torna possível fazer alguns exercícios de fisioterapia impossíveis em outras posições, melhorando assim o controle de tronco. Traz benefícios também para a circulação.
Além de ajudar a prevenir a osteoporose, reduzir a perda muscular e ajudar no peristaltismo, o ortostatismo feito corretamente e constantemente ajuda a manter a frequência cardíaca e a ventilação nos pulmões. Há casos reais de paraplégicos e tetraplégicos que depois de algum tempo de inatividade começam a ter problemas cardíacos, insuficiência respiratória e pressão alta. Como não quero passar por nada disso, melhor me prevenir né?
Então olhem só a minha cara de aprovação ao lado do meu fisioterapeuta.
.

((•)) Ouça esse post

7 comentários:

  1. refiz meu orkut... e já lhe adc..,,
    bem, vamos comentar agora aki né? Nesse blog tão pomposo que tenho a honra de ser um ascíduo seguidor:
    Quando vc me falou ontem do ortostatismo, não sabia o que era e nem de sua eficácia. Puxa e como é bom para nós, vermos vc de pé... posição a qual tenho fé que vc voltará a exercer em breve.

    Estou me sentindo tão bem informado por vc, sua linguagem é mt acessível para tds os niveis.

    Estou com saudades!

    ResponderExcluir
  2. Eita que coisa boa ver vc satisfeito e empolgado, fico muito feliz em te ver assim, e mais uma vez parabéns, através desse blog você nos presenteia com informações importantes. Através dele eu já sei o que é Ortostatismo.

    ResponderExcluir
  3. Oi Well, estou muito feliz ao ver suas fotos e ler esse impecável blog... Sempre viajo nas suas postagens e formas de descrever os fatos cotidianos e reais... Um abraço... Monique

    ResponderExcluir
  4. Como sempre, dedicado em tudo o que faz!
    É isso aí meu amigo vc é um exemplo de vida!

    ResponderExcluir
  5. Darlla Cristina Ferreira (Fisioterapeuta)14 de junho de 2011 às 19:37

    Well...Parabenizo-lhe pelo seu blog...altamente inteligente e informativo...e acima de tudo HUMANO...demostrando o lado positivo e o negativo da vida...Pq a vida é exatamente assim...cheia de altos e baixos...Adorei a matéria...Vc vai longe garoto !!!

    ResponderExcluir
  6. Realmente Well, a prancha ortostática traz um bem danado... Ver o mundo da posição que vc sempre viu traz geralmente essa sensação de bem estar... Quando estiver de férias em Guarabira quero acompanhar vc em algumas sessões, ok? Afinal, sou aprendiz de Fisioterapeuta... rsrs' Abração, amigo!

    ResponderExcluir
  7. Obg pelos comentários galera..............vcs me dão a mior força através dessas poucas palavras......um abração!

    ResponderExcluir

▲ Topo