Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Ser Cadeirante!!!


Essa semana estamos comemorando a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência e por esses dias estava navegando na internet, como sempre né............rsrsrsrsrsrs (ô vício!), então observei nessas redes sociais que estava rolando um texto sobre "Ser cadeirante", eu o achei bem interessante, por isso resolvi colocar aqui no Blog e ainda destaquei neste os parágrafos com ao quais mais me identifiquei...

...Mas vamos ao texto!!!

Ser cadeirante é ter o poder de emudecer as pessoas quando você passa...
Ser cadeirante é não conseguir passar despercebido, mesmo quando você quer sumir!E ser completamente ignorado quando existe um andante ao seu lado. E isso não faz sentido, as pernas e os braços podem até não estar funcionando bem, mas o resto está!
Ser cadeirante é amar elevadores e rampas e detestar escadas... Tapetes? Só se forem voadores, por favor!
Ser cadeirante é andar de ônibus e se sentir como um “Power Ranger” a diferença é que você chega ao ponto e diz: “é hora de MOFAR”.
Ser cadeirante é ter alguém falando com você como se você fosse criança, mesmo que você já tenha mais de duas décadas.
Ser cadeirante é despertar uma cordialidade súbita e estabanada em algumas pessoas. É engraçado, mas a gente não ri, porque é bom saber que ao menos existem pessoas tentando nos tratar como iguais e uma hora eles aprendem!
Ser cadeirante é conquistar o grande amor da sua vida e deixar as pessoas impressionadas... E depois ficar impressionado por não entender o porquê do espanto.
Ser cadeirante é ter uma veia cômica exacerbada. É fato, só com muito bom humor pra tocar a vida, as rodas e o povo sem noção que aparece no caminho.
Ser cadeirante é ter repelente a falsidade. Amigos falsos e cadeiras são como objetos de mesma polaridade que se repelem automaticamente.
Ser cadeirante é ser empurrado por ai mesmo quando você queria ficar parado. É saber como se sentem os carrinhos de supermercado!
Ser cadeirante é encarar o absurdo de gente sem noção que acha que porque já estamos sentados podemos esperar, mesmo!
Ser cadeirante é uma vez na vida desejar furar os quatro pneus e o step de quem desrespeita as vagas preferenciais.
Ser cadeirante é se sentir uma ilha na sessão de cinema... Porque os espaços reservados geralmente são um tablado, ou na turma do gargarejo e com uma distancia mais que segura pra que você não entre em contato com os outros andantes, mesmo que um deles seja seu cônjuge!
Ser cadeirante é a certeza de conhecer todos os cantinhos. Por que Deus do céu, todo mundo quer arrumar um cantinho para nós?
Ser cadeirante é ter que comprar roupas no “olhômetro” porque na maioria das lojas as cadeiras não entram nos provadores.
Ser cadeirante é viver e conviver com o fantasma das infecções urinárias. E desconfio seriamente que a falta de banheiros adaptados contribua para isso.
Ser cadeirante é se sentir o próprio guarda volumes ambulante em passeios pelo shopping.
Ser cadeirante é curtir handbike, surf, basquete e outras coisas que deixam os andantes sedentários morrendo de inveja.
Ser cadeirante é ter um colinho sempre a postos para a pessoa amada... E isso é uma grannndeeee vantagem!
Ser cadeirante é se virar nos trinta pra não sobrar mês no fim do dinheiro, porque a conta básica de tudo que um cadeirante precisa... Ai...Ai...Ai...Essa merece ser chamada de Dolorosa.
Ser cadeirante é deixar um montão de médicos com cara de: “e agora o que eu faço” quando você entra pela porta do consultório... Algumas vezes é impossível entrar, a cadeira trava na porta...
Ser cadeirante é olhar um corrimão ou um canteiro no meio de uma rampa, ou se deparar com rampas que acabam em um degrau de escada e se perguntar: Onde estudou a criatura que projetou isso? Será mesmo que estudou?
Ser cadeirante é ter vontade de grudar alguns políticos em uma cadeira por um dia e fazer com que eles possam testar os lugares que enchem a boca pra chamar de acessíveis...
Ser cadeirante é ir à praia mesmo sabendo que cadeiras + areia + maresia não são uma boa combinação!
Ser cadeirante é sentir ao menos uma vez na vida vontade de sentar no chão e jogar a cadeira na cabeça de outro ser humano, que esqueceu a humanidade no fundo da gaveta em casa!
Ser cadeirante é ter os sentidos aprimorados. Não perdemos somos pessoas que perderam os movimentos. Somos pessoas que ganharam braços mais fortes, audição mais aguçada que a do super-cão e olhos de águia, que enxergam de longe a falta de acessibilidade gritante, mesmo quando acham que está bem camuflada.
Ser cadeirante é “viver e não ter a vergonha de ser feliz”, mesmo quando as pessoas olham para a cadeira e já esperam ansiosas por uma historinha triste.

 Espero que gostem, penso que esse texto é a pura realidade, estamos tentando a vida toda mostrar que além da cadeira de rodas, ali sentado (a), existe uma pessoa capaz de lutar, de sonhar e conquistar o mundo, claro dentro das suas limitações... Atire a primeira pedra quem nunca teve na vida alguma limitação!!!  A cadeira de rodas nos ensina muita coisa, é uma escola onde crescemos e criamos força e coragem para enfrentar o mundo!!!


((•)) Ouça esse post

8 comentários:

  1. Cara, adorei!

    E confesso, rí!
    E esse autor expressou bem minhas visões sobre acessibilidade e o cadeirante. As vezes as pessoas por estarem cientes de nossas limitações acham que o cadeirante é omega limitado. Eu tenho pra mim que a vida passa a obter alguns probleminhas (alguns bem $caros$$). Mas são justamente as pessoas ditas andantes que aumentam essa limitação achando sempre que podem mais. Bom, galinhas também andam sobre duas patas não é por isso que essas pessoas devem adotar um cérebro de ave.

    Pra mim, cadeirante nunca foi e nunca será um coitadinho! E não é porque uma pessoa anda de cadeira-de-rodas que vou tornar amigo delas. É porque algumas delas são PHODAS COM PH! Como você! E ainda assim são raros, existem cadeirantes tão idiotas quanto os que andam sobre duas patas. A sorte é que o meu amigo é omega inteligente (fez letras! Tinha que ser!) e lindo.
    Gostaria de ter lido isso quando eu estava de cadeira-de-rodas também.

    Um forte abraço, e falando em abraço, não pode perder meu novo post em "Preciso Comprar Um Cachoro" http://underlinejader.blogspot.com

    =***

    ResponderExcluir
  2. grande texto... são fragmentos que nos fazem abrir os olhos para a vida. Para saber que ainda realmente se existe e se vive...


    Te amo por sua sensibilidade!

    ResponderExcluir
  3. Não sou cadeirante, mas uso ilizarov na perna direita, quebrei a títbia, coxa , joelho...
    E assusto o povão qd saio na rua... é muito difícil...
    Seu texto é lindo demais, parabéns!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Obg Danyneres infelizmente isso acontece com frequencia com a maioria dod deficientes...mas é erguer a cabeça e ñ deixar se intimidar!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Amei...é minha vida! Sou cadeirante...entendo de tudo isso aí! Quero ter contato com voce para trocarmos umas idéias, pode ser! Estou no facebook, Cristina Souza.
    beijo, cris.

    ResponderExcluir
  6. Cristina eu te procurei mas não encontrei........Qualquer coisa me add vc.....qque eu aceito, ou ainda me envia um e-mail para: opipoco@gmail.com

    Aguardo seu contato ......um abraço!

    ResponderExcluir
  7. Não sou cadeirante, mas gostei muito do texto. Fiz estágio no IOT onde conhecei alguns caeirantes, e realmente no começo não sabemos como nos comportar, nos relacionar.
    gde beijo

    ResponderExcluir
  8. WELLINGTON,
    NUNCA DESISTA DOS SEUS SONHOS!
    VOCÊ É LINDO!!!!!!!!
    TENHO ATRAÇÃO POR HOMENS CADEIRANTES, ACHO LINDO ! MAS OLHO TUDO, ACHO QUE A DIFICULDADE FAZ A PESSOA, MUITO MAIS INTERESSANTE. NÃO VEJO SOMENTE PELA ATRAÇÃO SEXUAL E CONSIDERO ATRAENTE, HOMENS QUE SEGUEM EM FRENTE, MESMO DIANTE DA DIFICULDADE. NUNCA PROCUREI HOMENS ASSIM, MEU MARIDO NÃO TEM DEFICIÊNCIA NENHUMA. ME CONSIDERO NORMAL, SOU BONITA E TENHO TODO O AMOR DE MEU MARIDO, ELE NEM SABE DESSA MINHA ATRAÇÃO.
    MEUS FAMILIARES SÃO PESSOAS QUE CONSIDERAM O FICAR PARAPLÉGICO OU TETRA UMA TRAGÉDIA, NÃO LIDAM BEM COM A DEFICIÊNCIA, CRESCI NESSE MEIO, MAS EU PENSO DIFERENTE, PENSO QUE TEMOS QUE LEVAR A VIDA A DIANTE.
    VOCÊ QUE ESTÁ NESSA CONDIÇÃO SAIBA QUE TEM PESSOAS COMO EU, QUE TERIA ORGULHO DE ESTAR AO LADO DE PESSOAS COM PARAPLEGIA OU ALGO ASSIM.
    NÃO DESEJO ISSO A NINGUÉM, MAS NÃO É O FIM DO MUNDO, LEMBRE-SE QUE VOCÊ É DIFERENTE, NÃO SOMENTE PELA DEFICIÊNCIA, MAS PELA TUA HISTÓRIA DE VIDA, PELA SUAS QUALIDADES DE SUPERAÇÃO

    ResponderExcluir

▲ Topo