Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 17 de junho de 2011

"LUCA , primeiro personagem cadeirante dos Gibis da Turma da Mônica"



Hoje foi um dia de faxina aqui em casa e minha mãe mexendo numas caixas de coisas remotas que costumava guardar “desenterrou” uns gibis antigos (nem lembrava mais que os tinha) e quando ela me mostrou fiquei deslumbrado com a edição nº 222 de dezembro de 2004 da Turma da Mônica,(na época  que comprei acho que nem dei tanta importância ao conteúdo do mesmo, mas hoje me tocou bastante), é que o tal gibi  trouxe uma surpresa para os fãs da Turminha: a estréia do personagem Luca, um garoto cadeirante, amante dos esportes, principalmente de basquete, que foi apelidado carinhosamente pelos novos amiguinhas de “Da Roda” e “Paralaminha”, por ser muito fã do cantor Herbert Vianna e da banda Paralamas do Sucesso. Gostei tanto do personagem (porque será?) que resolvi pesquisar maissobre ele, e descobrir qual o intuito do seu criador ao inseri-lo junto à turminha. Visitei alguns sites e extrai o seguinte conteúdo:

À época, Mauricio de Sousa afirmou que Luca seria responsável por mostrar às outras crianças as possibilidades de uma infância feliz, interativa, independentemente de qualquer deficiência física. “É a inclusão social sendo exercitada também no mundo ficcional dos quadrinhos”, disse o desenhista, que já adianta: “Por ser bonitinho, o Da Roda vai ganhar, de vez em quando, alguns olhares meigos das meninas da Turma”, brinca.

A história de estréia de Luca é instigante, cheia de mistério e corações apaixonados. As personagens Mônica e Magali enfrentam diversas situações embaraçosas para conseguir saber mais sobre o novo coleguinha do bairro. Para a Mônica, diga-se de passagem, que se apaixonou por Luca à primeira vista, vale tudo para conhecê-lo, até ficar entalada na janela e quase esmagar a sua melhor amiga comilona. Mas no final, os sentimentos falam mais alto: “Ai, Da Roda! Você dirige tão bem”, suspirava a dentucinha.

Luca era o segundo personagem portador de deficiência que entrou para a Turma da Mônica. A primeira, Dorinha, era uma garotinha cega. “Faz tempo que tinha a idéia de criar personagens com algum tipo de deficiência. Crianças deficientes que se superam sempre, me parecem uma boa referência para ser passada aos nossos milhões de leitores. E como é do nosso estilo e proposta, sempre em histórias alegres, divertidas, com algumas mensagens e valores positivos nas entrelinhas, mostrando a realidade dos personagens, os seus encantamentos e até mesmo um ou outro desencantamento também”, argumentou o criador da Turma da Mônica.
  
Eu achei um máximo esse personagem dos quadrinhos pena que não tenho mais edições da Turma da Mônica com o LUCA, mas valeu a intenção. O importante é que a mensagem foi repassada.

E você, o que achou do LUCA???

((•)) Ouça esse post

4 comentários:

  1. Cada dia mais, os diversos meios de comunicação estão se sensibilizando com temas tão importantes. Por um cadeirante em historias lidas por crianças é de suma importancia para o futuro de nosso país. Já que elas (crianças) são o nosso futuro, este vai ser melhor que hoje, pois terá mais igualdade em cima das diferenças.
    Adorei mais um post seu.. enfim, sou supeito né???

    te amo!

    ResponderExcluir
  2. Eita que sempre trazendo informações novas, tá um escritor de mãe cheia viu? Daqui a pouco vou sugerir que vc escreva um livro contando sua história de vida, quem sabe até contando história de pessoas que passaram e passam pela mesma situação que vc.

    ResponderExcluir
  3. HOOOO!!!!!!!!
    É UMA ÓTIMA DICA PRA FUTURAS PUBLICAÇÕES......VLW PRIMA!!!!!!!

    ResponderExcluir

▲ Topo