Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Mobilização passiva: atividade obrigatória


 

Geralmente quando digo que também faço fisioterapia sozinho, por minha conta, sem auxílio de ninguém, as pessoas não entendem. Esta é mais uma lição aprendida no Centro de Fisioterapia Neuro Funcional Maria Moura de Aquino (local aonde faço fisioterapia): a mobilização passiva. Ela consiste de movimentação dos membros inferiores dentro da amplitude de movimento livre, produzida inteiramente por uma força externa, sem contração muscular voluntária. Ou seja, é a movimentação das pernas, pés e dedos em todos os sentidos possíveis feita pelas mãos.
Quem não tem os movimentos das pernas precisa saber que esta atividade deve se tornar rotina, dada a importância para a manutenção da integridade e elasticidade das articulações e músculos. É importante também para ativar e manter a circulação sanguínea, além de auxiliar na redução dos espasmos. E ainda previne o surgimento de trombose.
As consequências da falta de movimentação dos membros inferiores podem ser terríveis, lá no Centro de Fisioterapia já presenciei pacientes cujas pernas não se esticam mais, sendo necessária fisioterapia intensa e gente puxando as pernas ao máximo. A cena é estranha, o paciente sendo segurado por duas pessoas enquanto outras duas puxam suas pernas tentando esticar, e a pessoa urrando de dor.
Mais uma vez fica a lição de não ficar parado. Nem deixar o que está "inativo" sem movimento. Às vezes dá uma preguiça de fazer os exercícios e se mexer no dia a dia, mas para se tornar um hábito é necessário um esforço inicial, pois quando vira rotina a gente faz até sem perceber. Vamos nos mexer!!! Ou como diziam Fucker e Sucker, do Casseta e Planeta, mexa esse traseiro gordo!!!
((•)) Ouça esse post

3 comentários:

  1. adoro esse misto de seriedade e bom homor que vc dá a seus textos. são tão deliciosamente gostosos de ler que fascinam a qualquer um leitor curioso que procura um bom texto pra ler.
    A questão que te estigmatiza é de que vc dá uma caracteristica cientifica à suas escritas sem perder o foco de artigo de opinião. realmente também estás evoluindo no seu campo literário. DIsso não tenho dúvida.
    Falando do conteúdo, eu fico felicíssimo com esses seus progressos, quando vejo um aspecto ou outro de desenvovimento, fico pasmado com os acrescimos que ainda estão por vir.


    Sempre lendo por aki
    beijosssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  2. OBG PELO COMENTÁRIO; É MUITO GRATIFICANTE SABER QUE OS MEUS POSTS AGRADAM AOS LEITORES, QUANTO A NÍVEL DE INFORMAÇÃO, PROCURO SEMPRE PESQUISAR PRA ME MANTER INFORMARDO. É BOM LEMBRAR QUE NEM TODO BOM LEITOR É UM BOM ESCRITOR, MAS TODO BOM ESCRITOR É ANTES DE TUDO UM BOM LEITOR...........UM ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  3. Esse é o grande Well, muito inteligente e sempre por dentro de tudo! Por isso que eu admiro e adoro demais!
    Beijão Well,
    Hellen

    ResponderExcluir

▲ Topo