Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

SHOPPING CIDADE LUZ: arquitetura e planejamento com acessibilidade.



Sofisticação, bom gosto, inclusão e acessibilidade. Essas são só algumas palavras que designam o mais recente lançamento do Grupo Guaraves na cidade de Guarabira-PB , minha terra natal. Nesta última segunda feira o grupo apresentou glamurosamente o seu mais recente empreendimento, o SHOPPING CIDADE LUZ, e os créditos desse post voltam-se para este sucedido grupo pelo belíssimo desenvolvimento do projeto amplamente acessível.

Quantas são as cidades que não possuem locais com acessibilidade para deficientes físicos?

Muitos de nós (deficientes físicos), às vezes com uma ótima capacidade produtiva, acabamos sendo barrados pelas dificuldades de locomoção, de contribuir de forma integral à sociedade como um todo. Se acessibilidade fosse de fato uma preocupação desta nação, promovendo a inclusão real de deficientes, a sociedade como um todo se beneficiaria, e muitos deficientes teriam mais oportunidades e uma melhor qualidade de vida.

O direito de ir e vir é considerado natural para todos nós, e muitas vezes nem percebemos quanto é dificultoso para um deficiente simplesmente transitar pelas cidades do nosso país.

Tudo começa sempre na arquitetura e planejamento, e sabemos que nem todo arquiteto/empresário tem esta preocupação ou visão, portanto, precisamos apoiar e incentivar toda e qualquer iniciativa que leve a uma sociedade melhor para todos nós!

Por isso venho parabenizar ao Grupo Guaraves, não apenas pelo novo empreendimento em si, mas por todo um processo de inclusão que vem junto nesse pacote. 

Que venha o SHOPPING CIDADE LUZ!!!

((•)) Ouça esse post

5 comentários:

  1. Oi
    Fico feliz em saber de um empreendimento "se preocupar" com todos.
    Aqui onde moro tem shopping que ate tentam, mas de fato não são acessíveis.
    Tem alguns que isentam idosos e defs de pagarem estacionamento, mas todas as vezes que fui ate lá não achei vagas para estacionar (todas ocupadas por carro de pessoas que não tinham o direito ). RESPEITO NENHUM DOS FREQUENTADORES. E olha que esses shoppings são os tais elitizados de São Paulo (zona Sul).
    Eu costumo freqüentar um perto de minha casa, (zona leste – Anália Franco) que além das vagas serem respeitadas, depois de um longo trabalho de conscientização, também tem as cadeiras elétricas a nossa disposição. Atendimento 10. AS vagas ficam próximas do estacionamento Vip e se vai um def dirigindo eles se oferecem para manobrar o carro e tirar a cadeira do porta mala ou mesmo chamar um responsável pela cadeira elétrica e já trazer, lógico.
    Pagamos o estacionamento como todo mundo, mas encontramos acessibilidade de verdade. Tem elevador panorâmico, elevador familiar (maior que o maior), rampa normal, rampa elétrica e pra quem consegue escada rolante.
    Vixi, parece que estou fazendo propaganda do shopping, mas como você mesmo disse temos que valorizar empreendimentos e empreendedores quando pensam num todo.
    Lógico que não é de graça que fazem isso. Somos consumidores e eles sabem que não temos muita opção, então aquele que nos receber bem sabe que conosco vão muitos familiares e amigos. Então o consumidor não são apenas nós e sim todos que andam conosco.

    Resumindo: VIVA A ACESSIBILIDADE/ VIVA A INCLUSÃO.

    Beijo e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  2. Marcinha, amei seu comentário, vc mais do que ninguém sabe o quanto é importante esse processo de inclução e adorei a comparação que vc fez em relação aos shoppings da sua cidade...lógico que damos preferencia aos mais acessíveis..........um abraço!!!

    ResponderExcluir
  3. Fico feliz por em nossa região ter um shopping no nível das capitais,agora teremos o que fazer nos finais de semana,principalmente. Gostaria de saber quem foi ou foram os arquitetos autores deste belo projeto.
    Parabéns Guarabira

    ResponderExcluir
  4. Tb fico muito feliz amigo. A empresa responsável pelo planejamento e pela coordenação e gestão do Cidade Luz é a WPM Consult, há 20 anos atuando no mercado empreendedor, tendo o seu trabalho reconhecido com o selo ISSO 9001-2008, através dos seus serviços de engenharia e administração.

    ResponderExcluir
  5. Venho parabenizar o grupo Guaraves pelo investimento na cidade de Guarabira, e junto a WPM Consult por se preocuparem com a acessibilidade do local, alguém que preferiu não se identificar acima fez o seguinte comentário " Fico feliz por em nossa região ter um shopping no nível das capitais,agora teremos o que fazer nos finais de semana,principalmente..." fique realmente Feliz pois nem sempre as grande cidades proporcionam este tipo de projeto moro em Duque de Caxias RJ, e Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o município de Duque de Caxias registrou, em 2005, o 46º maior produto interno bruto no ranking ... ou seja uma grande cidade cheia de consumidores mas o nosso shopping é teoricamente acessível eu pelo menos só pude observar escadas dando acesso ao segundo piso e se existirem elevadores não esta realmente claro que é para uso dos clientes em especial portadores de deficiência Guarabira esta sendo privilegiada. Parabéns! a cidade merece.

    ResponderExcluir

▲ Topo