Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Diário de Bordo de um Cadeirante.


Olá amigos e seguidores do blog, é muito bom estar de volta pra casa e como prometido hoje estou aqui pra contar como foi essa minha aventura rumo ao Sarah Kubitschek e sem mais demoras vamos ao que interessa.


Na última quinta-feira dia 21 de outubro ás 11:00 da manhã, saí de casa rumo ao Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto - PB - para embarcar nessa viagem. Fui acompanhado pelo meu amigo Sérgio, porém nosso amigo Patrick, minha mãe e minha irmã fizeram questão de nos levar ao aeroporto.


Meu vôo estava marcado pra sair ás 14:30 fazendo conexão no Rio de Janeiro. Cheguei ao aeroporto uma hora antes do horário do previsto, para poder realizar todos os procedimentos sem correria, daí fui fazer o check in, assim que terminei me despedi do pessoal e me dirigi junto com o Sérgio pra o salão de embarque  onde passamos pelo detector de metais e onde a nossa bagagem de mão passou pelo aparelho de raio-X, depois ficamos a esperar ainda por alguns minutos até abrir o portão de embarque, quando finalmente um funcionário da TAM anunciou que os passageiros do nosso vôo deveriam formar uma fila no portão de embarque dando prioridade ás pessoas com deficiência, gestantes, idosos e mulheres com criança de colo.
Fiquei a me questionar como faria pra subir aquela escadaria e entrar no avião sentado numa cadeira de rodas e quanto mais perto da hora do embarque, maior a ansiedade e o nervosismo. Não é para menos. O mundo dos aeroportos ainda é desconhecido e cheio de e complexidades para um cadeirante de primeira viagem.  Porém com a ajuda de alguns “apetrechos” da TAM acabou dando tudo certo e é claro que eu trouxe tudo documentado pra mostrar a vocês.


Em João Pessoa, antes de embarcar, fiz uma transferência da minha cadeira pra essa outra aí à direita na foto acima, toda aeronave é equipada com um cadeira de rodas especial (chamada de Aisle Wheelchair) projetada para passar nos corredores apertados entre os assentos. Esta Aisle Wheelchair é mantida desmontada em um compartimento separado para o uso durante os vôos longos, pois o cadeirante pode fazer uso desta para o caso de necessitar ir ao banheiro. Após o embarque, funcionários movem o cadeirante da aisle wheelchair para o assento da aeronave. Pra subir as escadarias até a porta da aeronave eu fiquei sentado na aisle wheelchair e fiu carregado por dois comissários de bordo até dentro do avião, conforme  pode ser visto nesse curto vídeo abaixo. 


No Rio de Janeiro o aeroporto dispõe de “Ambulift, que é um veículo acessível com elevador que se apoia à porta da aeronave e permite a transferência do passageiro, conforme podem ser observado na foto e também no vídeo aqui abaixo.



Já no aeroporto de Fortaleza fiz uso dos Fingers - "passarelas" que se “aclopam” da  porta do avião direto ao interior do aeroporto, assim o cadeirante pode se locomover por meios próprios (ou com auxilio de funcionários), indo até a porta da aeronave quando então é transferido da Aisle Wheelchair para sua própria cadeira.


Voltando á conversa da viagem e já deixando de falar dos aeroportos, vou me voltar para o interior da aeronave, vale salientar que fui na classe executiva, a qual possui poltronas espaçosas e super confortáveis, conforme pode ser observado na foto abaixo.


O Sérgio permaneceu no acento ao meu lado e sempre me ajudava quando necessário. 


E pra desfrutar ainda mais da viagem aproveitei pra curtir a vista belíssima que se tinha da janela do avião.


Não posso deixar de falar sobre o excelente serviço de bordo da TAM, que ao menos na classe executiva - não sei se também nas outras - serviu deliciosos aperitivos... 


...e ainda nos presenteou com travesseiros e fones de ouvido que conectados ao painel da poltrona davam acesso à programação de áudio e vídeo da companhia aérea. Vídeos como esse aqui abaixo, orientando sobre questões de segurança, eram apresentados durante o vôo.




 Chegando em Fortaleza fomos direto para o hotel, onde passamos a noite e na manhã seguinte partimos rumo ao Sarah Kubitschek.
O Sarah-Fortaleza é realmente muito bonito, sua estrutura dispensa comentários e as pessoas que lá trabalham são super atenciosos, lhe tratam com o maior respeito, carinho e atenção. Logo na guarita da entrada fui recebido com um caloroso desejo de boas vindas do segurança. Por aí você já deduz como fui bem acolhido!


Passei o restante do dia sendo examinado e no final  da tarde, parti, com a promessa de voltar em breve pra receber os resultados dos exames e realizar tratamentos futuros.


Na volta pra casa fiz um pit stop no Rio de Janeiro, como o vôo ainda ia demorar pra decolar sobrou tempo pra fazer um lanchinho...


... aproveitei também pra testar os telefones acessíveis do aeroporto e ligar - à cobrar -  pra minha mãe – de fixo é mais barato. 


Conheci algumas pessoas maravilhosas às quais destaco a Rayssa, essa bela garotinha centralizada na foto abaixo.


Não vou mais me estender nas palavras pra não deixar o texto cansativo, no que mais só tenho a dizer que a viagem foi maravilhosa e supriu todas as minhas expectativas em relação ao  Sarah. 

Muito obrigado a todos que torceram por mim e me 
desejaram uma boa viagem...

...realmente, foi ótima. 


((•)) Ouça esse post

12 comentários:

  1. Menino q bom espero q tudo de certo em sua vida
    parabéns lelo

    ResponderExcluir
  2. QUE MARAVILHA ESSA SUA VIAGEM... EU FIQUEI SURPRESO COM TAMANHA ATENÇÃO DE TODOS QUE KHE AUXILIARAM. CARAMBA! AINDA BEM QUE OCORREU TUDO BEM E QUE VC ESTÁ DE VOLTA COM BOAS NOTICIAS...

    DESCANSE MUITO, POR QUE REALMENTE DEVE TER SIDO MUITO EXAUSTIVO.

    VOU TE LIGAR AGORA PRA SABER DAS NOVIDADES
    UM BEIJÃO

    ResponderExcluir
  3. Obg amigos, pela atenção.........foi tudo maravilhoso!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. OWW AMIGO que coisa boa, Fico muito feliz por vc e vejo que realmente foi muito interessante para vc essa viagem!!!!! Que muitas outras venham... beijossssss

    ResponderExcluir
  5. Oi , já havia escrito aqui pra vc e sumiu tudo...

    Que bom que tudo deu certo, fiquei super feliz de você ter ido viajar. São duas coisas maravilhosas juntas, a ida ao Sarah e a oportunidade de viajar.
    Tenho pensado em fazer uma viagem e ainda tenho medo do desconhecido.
    Desejo que essa seja sua primeira de muitas viagens e não estou desejando que você só volte ao Sarah, desejo que você conheça o mundo descobrindo sua capacidade de superação. É isso mesmo , uma simples viagem que seria para alguns para outros é uma superação, sabemos disso...afinal tenho certeza que você enfrentou o desconhecido. Fiquei imaginando o que passava na tua cabeça enquanto olhava aquela escada que para nos é GIGANTESCA,kkkk e o medo de ser carregado por estranhos, e não por ser estranhos e sim por saber do risco da queda,kkkk
    Muitas vezes são sentimentos que preferimos não falar para não ficarmos expostos a pena dos outros, mas sei que são lutas internas que pessoas como você supera da melhor maneira. Te admiro rapaz.
    Vou te contar uma coisa , gosto de te acompanhar e fico te analisando (tenho essa mania, coisa de Psicopedagogo)e fico te comparando aos meus filhos. Tenho uma filho um ano mais novo que você e penso muito em sua mãe como ela é guerreira. A admiro sem conhece-la.
    Você é uma pessoa abençoada por ter pessoas sempre a sua volta, vejo que não são só sua família e sim seus amigos. Costumo dizer que são amigos-irmãos.

    Que Deus continue te abençoando.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Grande abraço amigo, sucesso sempre!!!

    Marcos Queiroz

    ResponderExcluir
  7. Continue sempre com essa fé, você merece tudo de bom! BEIJOS...
    Kallyanny

    ResponderExcluir
  8. Amei a matéria...
    ótimo serviço de utilidade pública vc está prestando a todos...
    Muito bom!



    SUCESSO QUERIDO

    ResponderExcluir
  9. Cada conquista sua me faz perceber que tudo se torna possível quando se tem força de vontade, isso sei que ñ te falta, por isso que seu caminho será de sucesso e reconhecimento pela pessoa maravilhosa e especial que és.

    ResponderExcluir
  10. Obg pelos comentários meus amigos, é muito gratificante ler o que cada um expressa aqui nessas poucas linhas que pra mim tem muita importancia..........um abç a todos vcs!!!!

    ResponderExcluir
  11. AMIGOOOOOOOOOOOOO
    AMEI O ROTEIRO VC COMO SEMPRE NAO PERDE OS FILMES
    GRAVA TUDO.
    ADRIANO

    ResponderExcluir
  12. kkkkkkkkkkkkkkk..............Pois é Adriano, cada ocasião merece ser registrada.........adoroooooooo........kkkkkk!

    ResponderExcluir

▲ Topo