A TV Câmara -DF lançou a campanha Convivendo com as Diferenças, composta por cinco vídeos de cerca de dois minutos de duração, além de spots de áudio, com o objetivo de incentivar a convivência entre pessoas com e sem deficiência e quebrar preconceitos. A ideia é mostrar que, a partir de atitudes simples, qualquer um pode se relacionar com os deficientes e ajudá-los no seu dia a dia.
Com linguagem simples e direta, os vídeos usam o recurso da animação, com o objetivo de atingir tanto o público jovem quanto o adulto. Eles foram baseados no Manual de Convivência, um livro elaborado pela deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP).
Os vídeos trazem algumas dicas pouco conhecidas pela população em geral, como nunca fazer carinho em um cão-guia enquanto ele estiver trabalhando, para não distraí-lo. E alertam sobre atitudes incorretas, mas muito comuns, como, por exemplo, estacionar em lugares reservados aos deficientes. Eles também mostram, por exemplo, a forma correta de ajudar um cadeirante a chegar a locais de difícil acesso.
Os vídeos têm direção e roteiro de Dulce Queiroz, jornalista do núcleo de Documentários da TV Câmara. As ilustrações são de Daniel Carvalho e a animação é de Tiago Keise.
O material da campanha será distribuído à TV e rádios de todo o País, para multiplicar o seu conteúdo educativo.
Confira os vídeos:
Convivendo com as Diferenças - Cadeirantes
Convivendo com as Diferenças - Deficientes físicos
Convivendo com as Diferenças - Deficientes Intelectuais
Convivendo com as Diferenças - Surdos
POR OBRIGAÇÃO, CADA SER HUMANDO DEVE TER A HUMILDADE P/ APRENDER UMA COISA NOVA POR DIA, OU ATÉ MAIS. A POLITICA DA BOA CONVIVENCIA É UMA PRÁTICA QUE TEM QUE SER EXERCIDA CONSTANTEMENTE, PARA 'A EXALTAÇÃO DE VALORES QUE MUITOS ESCANTEARAM.
ResponderExcluirE CONVIVER COM AS DIFERENÇAS É FOCO PRINCIPAL DE DISCURSÕES, VISTO QUE MUITOS DE NÓS, NÃO ESTÃO PREPARADOS PARA A VIDA E O MUNDO DE DIVERSIDADE QUE HÁ NELA.
Seria muito bom se todos tivessem essa sua consciencia.....mas um dia chegaremos lá!
Excluir