Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Usando órtese.

Numa das minhas consultas ao ortopedista do Complexo de Reabilitação NeuroFuncional Maria Moura de Aquino (Dr. Aluízio Paredes), este identificou um pequeno desnível no meu pé direito e desde então fui informado que precisaria usar uma órtese para sanar esse probleminha. Na mesma hora ele me deu um requerimento para que eu conseguisse gratuitamente esse adereço (mais um dos benefícios proporcionados pelos órgãos municipais). Dias depois fui á João Pessoa pra tirar as medidas e essa semana finalmente chegou a minha órtese e é claro que eu não poderia deixar de postar aqui pra mostrar a vocês.

 


































Pra quem não conhece o termo, uma órtese, conforme definição ISO, é um apoio ou dispositivo externo aplicado ao corpo para modificar os aspectos funcionais ou estruturais do sistema neuromusculoesquelético (que palavrão né?), para obtenção de alguma vantagem mecânica ou ortopédica. Refere-se aos aparelhos ou dispositivos ortopédicos de uso provisório ou não, destinados a alinhar, prevenir ou corrigir deformidades ou melhorar a função das partes móveis do corpo.

 

Entendeu? Se não ficou claro, vou te dar um exemplo:

O aparelho dentário ortodôntico é uma órtese, pois corrige a deformidade da arcada dentária (orto=reto, correto), já a dentadura ou um implante dentário é uma prótese pois substitui o órgão ou sua funçâo (substitui os dentes).

Agora tenho certeza que você já saberá identificar uma órtese quando vir uma.

Como forma de prevenção estou usando órteses bilaterais, assim também acautelo o desalinhamento no pé esquerdo e corrijo o do direito. Não é necessário estar o tempo inteiro com o adereço, mas quanto mais tempo eu passar usando, melhor. Porém vou ser sincero... eu não estou me adaptando muito bem com esse “trem” não..........é meio incômodo, mas reconheço que é necessário.........como o meu ortopedista mandou e como eu sou um rapaz muito prudente, estou usando...



...Espero que seja por pouco tempo....rsrsrsrs

((•)) Ouça esse post

3 comentários:

  1. Que bom que a saude tem melhorado sobretudo em Guarabira!!! que Deus continue te abençoando e que vc possa se recuperar!!

    ResponderExcluir
  2. Ola,boa noite,sera q vc poderia me ajudar me informando sobre alguem q queira vender dessas orteses da sua foto? pois estou com polineuropatia periferica e meus pes estão ficando equinos.Vou passar o e-mail de minha filha se puder por favor entre em contato urgente. (stefanybranca11@hotmail.com)

    ResponderExcluir

▲ Topo